Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3946
Título: Efeito da água disponível do solo nas variáveis de crescimento da mamona
Autor(es): Alves, Leygson Ribeiro
Palavras-chave: Água disponível do solo
Mamona
Ricinus communis
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: Neste trabalho foram estudados diferentes aspectos do manejo da cultura da mamona em condições de campo, visando à otimização do uso da água, e ao rendimento da mamona. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – CCAA, Campus II da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, localizado no Sítio Imbaúba, s/n, Zona Rural, Município de Lagoa Seca - PB, Microrregião de Campina Grande, Agreste Paraibano, com altitude média de 634 m, no período de outubro de 2008 a abril de 2009. O solo utilizado foi um franco-arenoso com baixo teor de matéria orgânica. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 4, constituído de dois cultivares de mamona (BRS 149 - Nordestina e o BRS 188 – Paraguaçu) e quatro níveis de água disponível no solo (40, 60, 80 e 100%), distribuídos em 3 blocos. A área útil de cada parcela experimental era de 100 m² na qual foram cultivadas 50 plantas, espaçadas 2m x 1m. O solo foi adubado com superfosfato triplo em fundação na quantidade de 120 kg.ha-1 de P2O5 e em cobertura de 100 kg.ha-1 de K2O e de 100 kg.ha-1 de N, nas formas de cloreto de potássio e ureia, parcelados em porções igualitárias em intervalos de 10 dias, aplicadas via fertirrigação, a primeira aplicação ocorrendo 20 dias após o semeio. O experimento foi conduzido durante 180 dias. O conteúdo de água disponível do solo foi monitorado na frequência de dois dias, através de uma sonda de TDR segmentada. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando-se o programa SISVAR – ESAL – Lavras, MG, através do qual foi feita a análise de variância (ANAVA), aplicando-se os Testes F e de Tukey para a comparação das médias dos tratamentos e análise de regressão para o fator quantitativo de água disponível. Avaliaram-se: altura, diâmetro do caule, área foliar e inflorescências: dias para emissão da 1ª inflorescência e sua respectiva altura e número total de inflorescências e fitomassa. Verificou-se que o aumento da disponibilidade hídrica no solo aumentou todos os índices de crescimento e/ou desenvolvimento das plantas, com incrementos substanciais na produtividade e na qualidade final do produto.
Descrição: ALVES, L. R. Efeito da água disponível do solo nas variáveis de crescimento da mamona. 2013. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2013. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3946
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LEYGSON RIBEIRO ALVES_protected.pdfPDF - Leygson Ribeiro Alves1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.