Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3949
Título: "Normalidade” ou "Anormalidade”: paradigmas e compreensões sobre a saúde mental do ser humano na contemporaneidade
Autor(es): Silva, Rossana Costa e
Palavras-chave: Saúde mental
Relações interpessoais
Conduta social
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O presente estudo decorre de uma pesquisa bibliográfica que tem como foco a reflexão e ressignificação dos conceitos dados à normalidade e à loucura na sociedade contemporânea. Assim, a discussão parte de um breve percurso pela história da saúde mental por meio do qual se buscou analisar o modo como se constituiu tais conceituações, bem como o entendimento quanto à relevância de tal reflexão para fins de compreensão acerca do que ou de quem é considerado diferente na sociedade atual. Então, o estudo perpassa pelo questionamento dos padrões sociais impostos, pela reflexão acerca dos indivíduos que são rotulados, excluídos e medicalizados por não seguirem a norma estabelecida. Assim, nos debruçamos sobre sobre posicionamentos e significados dados à normalidade e anormalidade, saúde e adoecimento, loucura e saúde mental antes de se chegar às compreensões atuais acerca do tema, para, em seguida, discutir e evidenciar as concepções emergentes acerca de quais são os paradigmas que ainda regem a conduta social do homem nos dias de hoje em meio às mudanças ocorridas no mundo contemporâneo. Além disso, o presente estudo pretende refletir sobre o uso indiscriminado de medicamentos em situações consideradas ‘anormais’, propondo, com isso, uma reflexão sobre tais condutas. Nesse sentido, este trabalho discute a lógica do que se denomina como patológico, aliado às suas manifestações, e a norma inflexível estabelecida pela sociedade como medida de normalidade. Afinal, nos dias atuais, o que é ser normal?
Descrição: SILVA, R. C. e. "Normalidade” ou "Anormalidade”: paradigmas e compreensões sobre a saúde mental do ser humano na contemporaneidade. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3949
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rossana Costa e Silva.pdfRossana Costa e Silva406.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.