Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Tatiane Souza-
dc.date.accessioned2014-06-27T14:12:40Z-
dc.date.available2014-06-27T14:12:40Z-
dc.date.issued2014-06-27-
dc.identifier.otherCDD 372. 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3954-
dc.descriptionANDRADE, T. S. O uso do material dourado e do ábaco na resolução de problemas matemáticos abertos. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como finalidade desenvolver a compreensão das operações de adição e subtração, de modo que os alunos enxergassem através do palpável aquilo que lhe é transmitido, resolvendo problemas através de seus próprios métodos, mas ainda não é uma realidade uma vez que o tradicional se faz presente. E tem como objetivo geral resolver problemas abertos através da utilização do Material Dourado e do Ábaco de Papel. E os específicos Identificar os Conhecimentos Prévios dos Alunos sobre as operações de adição e subtração, utilizar o Material Dourado e o Ábaco de Papel para Resolução de Problemas Abertos com as operações de adição e subtração e, por fim, relacionar Modelos Concretos ao Algoritmo Convencional. Foi empregada uma metodologia que se distribuiu com a realização do Pré-Teste para analisar os conhecimentos prévios dos alunos, realizamos aulas sobre o Material Dourado, em que os alunos tiveram contato livre do mesmo, fazendo registro como a utilização do Ábaco de Papel, em seguida foram realizadas as sessões com os Problemas de Estrutura Aditiva, analisando o desenvolvimento dos alunos e, por fim, o Pós-Teste para identificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Após as analises feitas concluímos que com o auxilio do Material Dourado e do Ábaco de Papel, os problemas abertos trabalhados em sala de aula deixaram de serem apenas exercícios repetitivos, passando a um novo entendimento em que os próprios alunos encontram respostas através de suas ideias, obtendo-se um melhor entendimento do algoritmo convencional, com ajuda do Ábaco de Papel.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAbaco de papelpt_BR
dc.subjectOperações matemáticaspt_BR
dc.subjectMaterial douradopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleO uso do material dourado e do ábaco na resolução de problemas matemáticos abertospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane Souza Andrade.pdfTatiane Souza Andrade2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.