Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3970
Título: O sistema familiar frente ao processo de recuperação do usuário de drogas
Autor(es): Lima, Iara Cristine Rodrigues Leal
Palavras-chave: Ambiente familiar
Usuário de drogas
Saúde mental
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: A família tem um papel importante para a constituição do sujeito, sendo responsável pela proteção, educação e socialização de seus membros. Frente a um evento, como a drogadição, o sistema familiar pode ficar coeso, por meio da união de seus membros, ou pode tender a desintegração, caso os membros se distanciem. Tendo em vista as funções e dinâmicas, investigar a participação da família no tratamento do drogadito é imprescindível para a ampliação do olhar em relação à temática, não culpabilizando apenas o drogadito pela sua escolha, ou a sua família, mas procurando analisar o fenômeno a partir das relações estabelecidas entre contexto-família-usuário. Sendo assim, este projeto teve o objetivo de investigar os discursos construídos pelos membros da família sobre o uso de drogas e as consequências deste uso no sistema familiar. Os discursos dos familiares denunciaram o surgimento de relações conflituosas a partir do uso de drogas, a pouca participação da família extensa no tratamento, sobrecarregando os familiares cuidadores. A violência também aparece associada ao uso de drogas e as conseqüências desse uso são posicionadas de forma negativa pelo familiar. A impotência também está presente diante da situação e os familiares relatam que a participação no tratamento se dá através do conselho e da participação nas reuniões familiares. Os familiares reconhecem os problemas, mas as estratégias pensadas referem-se, principalmente, ao acionamento de outras instituições. Os dados alertam para a necessidade de acolhimento às demandas familiares e intervenções no sentido de fortalecer os seus vínculos e potencializar as famílias. Espera-se, portanto, que este trabalho possa contribuir para o cuidado integral no âmbito da saúde mental, por meio do reconhecimento das demandas das famílias e suas dinâmicas.
Descrição: LIMA, I. C. R. L. O sistema familiar frente ao processo de recuperação do usuário de drogas. 2013. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3970
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iara Cristine Rodrigues Leal Lima.pdfIara Cristine Rodrigues Leal Lima586.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.