Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3973
Título: Análise dos arcos plantares de praticantes de dança de salão, folclórica e balé na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Pequeno, Anderson da Silva
Palavras-chave: Dança
Atividade física
Pés
Fotopodoscopia
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os arcos plantares de praticantes de dança de salão, folclórica e balé na cidade de Campina Grande/Pb. Foram avaliados 45 dançarinos e utilizados como instrumentos para avaliação dos arcos plantares o protocolo de Volpon e a fotopodoscopia, e, também uma anamnese na qual foram perguntadas: o total de horas semanais dedicadas à prática da dança, quantos anos de dança, se há dores nos pés ou lesões adquiridas com a dança. Após análise de dados da pesquisa constatou-se que nos pés esquerdos predominou o pé cavo grau 2 com 35% e no pé direito o pé normal com 33%. Separando por estilos de dança, na dança de salão teve predominância do pé normal em ambos os pés com 40%. Na folclórica teve uma predominância no pé esquerdo do pé normal com 33%, no direito do pé normal e do plano grau 1, ambos com 27%. Já no balé verificou-se a predominância no pé esquerdo do pé cavo grau 2 com 47% e no direito do pé normal com 33%. Também se constatou na anamnese que 56% dos dançarinos sentem dores nos pés, 42% já sofreram algum tipo de lesão, 37% usa tênis diariamente, 96% não conhecem o seu arco plantar. Percebe-se que os dançarinos que participaram da pesquisa, sentem dores nos pés, alguns já sofreram lesões e por não saberem o seu tipo de arco plantar compram calçados inadequados. 37% usa o tênis sem saber se calçado é apropriado ao seu tipo de pé, podendo agravar sua forma de pisada, pronada ou supinada. Deste modo, percebeu-se a necessidade da avaliação postural dos praticantes de dança, a ser feita pelo educador físico, profissional habilitado a realizar as devidas intervenções contribuindo para o desenvolvimento da consciência corporal do dançarino, o orientando sobre o tipo de calçado adequado a sua pisada e ainda, à prescrição de exercícios capazes de melhorar a performance nas apresentações, prevenir e/ou tratar lesões.
Descrição: PEQUENO, A. da S. Análise dos arcos plantares de praticantes de dança de salão, folclórica e balé na cidade de Campina Grande – PB. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3973
ISSN: CDD 613. 7
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson da Silva Pequeno.pdfAnderson da Silva Pequeno610.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.