Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3976
Título: O conhecimento sobre fitoterápicos no tratamento de feridas
Autor(es): Souza, Diogo Rodrigues
Palavras-chave: Fitoterapia
Plantas medicinais
Feridas
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: INTRODUÇÃO Desde o início de sua vida o homem tenta tratar todas as injurias causadas ao seu corpo e nesse âmbito as plantas conseguiram um lugar de destaque. Sabendo que a flora brasileira propicia uma grande variedade de plantas que podem ser usadas pela população como fitoterápicos, esse trabalho foi desenvolvido com a intenção de verificar o uso popular feito por raizeiros e comparar com o uso descrito na literatura. METODOLOGIA Este trabalho tratou-se de um estudo quali-quantitativo com ênfase na análise qualitativa dos dados coletados. A pesquisa foi realizada nas feiras livres de plantas medicinais na cidade de Campina Grande - PB. RESULTADOS E DISCUSSÃO A maioria da população estudada pertence ao gênero feminino. A maior parte do aprendizado sobre o manejo com plantas medicinais vem dos familiares através das gerações. 18 plantas foram citadas pelos raizeiros, para uso no tratamento de feridas, das quais 5 não foram encontradas com indicações, na literatura consultada, para esse fim. As plantas João Mole, Cumarú, Cáscara Sagrada, Jurema Preta e Juá não possuem indicação na literatura científica consultada para o tratamento de feridas. Dentre as mais citadas estão o Cajueiro Roxo, Barbatimão e Quixabeira. As plantas Babosa e Quina-Quina possuem uso restrito a alguns tipos de feridas. Os comerciantes afirmaram não ter conhecimento sobre efeitos adversos ou sobre os diferentes tipos de feridas. CONCLUSÃO A variedade de plantas usadas para o tratamento de feridas é extensa na cidade de Campina Grande - PB. Compreende-se com esse trabalho que o conhecimento popular sobre plantas medicinais para o tratamento de feridas é vasto.
Descrição: SOUZA, D. R. O conhecimento sobre fitoterápicos no tratamento de feridas. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3976
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo Rodrigues Souza.pdfDiogo Rodrigues Souza1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.