Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4012
Título: Os processos da gestão documental: o arquivo da igreja batista nos bancários (IEBB) -JP
Autor(es): Morais, Amanda Brito Xavier de
Palavras-chave: Arquivos eclesiásticos.
Gestão Documental.
Diagnóstico.
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: Há muito tempo a igreja vem tendo um papel importante no que tange à guarda documental relacionado a historia do país e da sociedade de maneira geral. Os arquivos eclesiásticos foram os principiantes no que tange à produção e custódia de registros, no período de quase quatro séculos de história nacional. E esses acervos são protegidos pela Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a qual dispõe que os registros civis de arquivos religiosos e entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil, ficam identificados como de interesse público e social. Sendo assim esta pesquisa, que se trata de um estudo de caso, tem por amostra o arquivo eclesiástico da Igreja Evangélica Batista dos Bancários na cidade de João Pessoa. Almeja-se contribuir com este trabalho, relatando a importância de uma gestão documental oferecida pelo profissional de arquivologia em instituições eclesiásticas, tomando como foco a Igreja Evangélica Batista dos Bancários. Os acervos dos arquivos eclesiásticos, cujos documentos retratam parte da historia de um povo, merecem ter uma atenção maior por parte dos profissionais da área da informação. Neste estudo, discorre-se sobre os arquivos eclesiásticos, elabora-se um levantamento de dados considerando um diagnóstico realizado na citada instituição eclesiástica e, por fim, aponta-se uma proposta de gestão documental para a Igreja Evangélica Batista dos Bancários. Diante da realidade observada, encontrou-se alguns documentos com problemas voltados para ausência de organização, preservação documental e até mesmo falta de indexação que venha facilitar no momento da recuperação da informação. Assim, visando contribuir com o arquivo da instituição analisada, propôs-se melhorias para a organização do acervo do arquivo aos seus responsáveis. Pois acredita-se que ainda há muito para se preservar, há muito para se conservar e ainda há muito para se construir, assim como há varias descoberta para se realizar neste universo tão interessante que é o universo dos arquivos eclesiásticos.
Descrição: MORAIS, Amanda Brito Xavier. Os processos da gestão documental: o arquivo da igreja batista nos bancários (IEBB)-JP. 2011. 34F. (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4012
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Brito Xavier de Morais.pdfAmanda Brito Xavier de Morais926.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.