Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/402
Título: Uma experiência do PIBID: introduzindo o conceito de função via exemplos práticos, material concreto e problemas do cotidiano
Autor(es): Aguiar Júnior, Abdias de Brito
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Álgebra
Matemática – Função
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma experiência em sala de aula que tivemos como bolsista da Capes no Pograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e foi realizado no Colégio Estadual da Prata em Campina Grande PB, no primeiro período de 2011 numa turma de 1º ano do Ensino Médio do turno da manhã. Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio frente ao estudo de função, propomos neste trabalho Métodos de aprendizagem do conteúdo de função (através de atividades práticas, material concreto e problemas do cotidiano do aluno) para o aluno de forma mais prática, dinâmica e que tenha um significado louvável para o cotidiano do mesmo. O objetivo principal foi relacionar o conceito de função com o cotidiano do aluno, utilizando atividades práticas, material concreto e situações problemas do dia-a-dia, de forma que possa mostrar a importância da Matemática e sua relação com o cotidiano, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e interessante para os alunos. Para a realização deste trabalho em sala de aula, foi dividido em dois momentos, no primeiro momento foi feito uma breve apresentação da história da função, suas aplicações e a sua importância no dia-a-dia, em seguida fizemos uma atividade pratica onde formamos com todos os participantes dois conjuntos e relacionamos os alunos de um conjunto com os do outro conjunto assim, criando a ideia de função via conjunto e outras atividades. No segundo momento os participantes resolveram algumas situações problemas do cotidiano, onde atuamos como professor mediador na solução desses problemas. O resultado de todo o trabalho foi satisfatório, pois os alunos participaram de todas as atividades, se mostraram interessados na aula, e em consequência disso um desempenho positivo no pós-teste com relação ao pré-teste realizado antes das atividades.
Descrição: AGUIAR JÚNIOR, A de B. Uma experiência do PIBID: introduzindo o conceito de função via exemplos práticos, material concreto e problemas do cotidiano. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/402
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Abdias de Brito Aguiar Júnior.pdfAbdias de Brito Aguiar Júnior728.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.