Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4023
Título: Hans Jonas e a ética da responsabilidade: um novo imperativo para valores e ações sustentáveis
Autor(es): Lima, André Clementino de
Palavras-chave: Ética
Ação Sustentável
Sustentabiblidade
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: O presente estudo tem como Objetivo principal analisar como a perspectiva teórico-filosófica da ética da responsabilidade em Hans Jonas contribui para o desenvolvimento de ações sustentáveis, buscando identificar à influência do imperativo para a reflexão do ser humano que nortearia o agir humano tendo em vista o comprometimento com as gerações futuras e á sobrevivência planetária.No contexto da sociedade hodiernase amplia cada vez mais a problemática socioambiental resultante das ações e escolhas do ser humano frente ao meio ambiente, constata-se que a relação do homem com a natureza tem sido uma relação de exploração e domínio.Diante dessa problemática, o ensaio teórico circunscreve uma discussão sobre a ética voltada para o cuidado com a natureza, rompendo com os enfoques da ética tradicional que se preocupa com o presente.O caminho metodológico foi delineado a partir de um estudo exploratório, sob a perspectiva da revisão da literatura utilizando como fonte de pesquisa bibliográfica a obra do filosofo Hans Jonas o Principio Responsabilidade (2006). Além, de artigos e periódicos que tratam da temática em foco – ética.Como considerações assinala-se que vivemos uma era de grandes mudanças e conflitos sociais e ambientais por isso a perspectiva e filosófica de Hans Jonas pode ser considerada um dos alicerces do pensamento filosófico contemporâneo, pois seu imperativo ético busca responder aos inúmeros desafios resultantes da moderna civilização tecnológica.
Descrição: Lima, A. C. de. Hans Jonas e a ética da responsabilidade: um novo imperativo para valores e ações sustentáveis. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4023
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Clementino de Lima.pdfAndré Clementino de Lima569.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.