Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Felipe Pereira da-
dc.date.accessioned2014-07-01T17:56:09Z-
dc.date.available2014-07-01T17:56:09Z-
dc.date.issued2014-07-01-
dc.identifier.otherCDD 469.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4030-
dc.descriptionSILVA, F. P. da. A leitura em sala de aula do ensino fundamental e a mediação pedagógica para a formação de leitores. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão sobre as atividades de leitura, mais especificamente, trata da mediação pedagógica do professor no processo de formação de leitores no Ensino Fundamental. A teoria que alicerça esta pesquisa considera a leitura como fonte de aprendizagem, que conduz à obtenção de conhecimento prévio por parte do leitor fundamentada nas teorias de Kleiman (2007), Koch (2002 e 2007), Lajolo (2002), Geraldi (2002), Solé (1998) dentre outros estudiosos da temática. Tratamos ainda da mediação pedagógica, seus conceitos e contribuições no trabalho com a leitura e na formação de leitores com base em Masetto (2000), Maheu (2001), Fontana (2000) e Garcia (2004) que trouxeram da teoria de Vigotsky (1991) a contribuição da psicologia para a sala de aula, bem como, do processo de formação de leitores na escola baseados nos estudos de Menegassi (1995), Maia (2007), Lois (2010), Rossini (2002), Pennac (1993), Junqueira (2009) Zilberman e Silva (2005). A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e revisão da fortuna crítica sobre o tema. Com base nas teorias analisados, verificamos que, apesar de nossa pesquisa não ter sido realizada na prática, os dados e resultados nela obtidos e apresentados são significativos para comprovar que a leitura é uma forte aliada no processo de desenvolvimento de habilidades cognitivas, além de contribuinte do processo de inserção social do indivíduo e que a mediação pedagógica do professor no trabalho com a leitura é fator essencial para a formação de leitores autônomos e proficientes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Wanilda Lima Vidal de Lacerdapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.titleA leitura em sala de aula do ensino fundamenal e a mediação pedagógia para a formação de professorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Pereira da Silva.pdfFelipe Pereira da Silva643.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.