Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Cícero Gicomelli de-
dc.date.accessioned2014-07-02T13:54:36Z-
dc.date.available2014-07-02T13:54:36Z-
dc.date.issued2014-07-02-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4056-
dc.descriptionSousa, C. G. de. Licenciatura Plena: a teoria e a prática no estágio supervisionado em geografia. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo insere-se nas discussões que abarcam o aprofundamento da Prática Pedagógica da Geografia, destacando, sobretudo a dinâmica do Estágio Supervisionado enquanto componente curricular e formação inicial da carreira docente, disciplina que reafirma a pertinência dos cursos de licenciatura, especialmente da Geografia. Buscou-se com esse estudo caracterizar as particularidades vividas no Estágio Supervisionado em Geografia I e II (no nível Fundamental e Médio), realizado pela Universidade Estadual da Paraíba, campus I - Campina Grande-PB. Esta atividade aconteceu em duas Escolas da Rede Pública, sendo uma a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, lugar este onde ocorreu o Estágio Supervisionado I (Ensino Fundamental), no ano letivo de 2011, e a outra, sendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, onde ocorreu o Estágio Supervisionado II (Ensino Médio), no ano letivo de 2012, tendo por objetivo ressaltar a importância da relação entre teoria x prática na construção do ensino aprendizado de Geografia, bem como, processo intrínseco para a formação inicial da carreira docente e do fortalecimento dos cursos de licenciatura, sobretudo em Geografia. Metodologicamente este estudo foi construído por meio de uma Pesquisa Documental, utilizando como fundamentação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei de Estágio Supervisionado e a Resolução de Estágio da UEPB, além da Pesquisa Bibliográfica trazendo para discussão central as leituras da Professora Lana de Souza Cavalcanti e Rafael Staforini, entre outros, juntamente com uma Pesquisa de Campo que uniu teoria e prática, caracterizando a pesquisa como exploratória e qualitativa, realizada a partir das experiências vividas no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia. Para tanto, a abordagem, resultados e avaliações permitem compreender o fenômeno da formação docente de múltiplas perspectivas, promovendo um diálogo, no intuito de contribuir no campo da Educação Geográfica, voltado precisamente aos futuros profissionais docentes, expondo a realidade da rotina escolar e das singularidades que humanizam este profissional para além da formação teórica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Geografiapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleLicenciatura Plena: a teoria e a prática no estágio supervisionado em geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Gicomelli de Sousa.pdfCícero Gicomelli de Sousa1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.