Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4060
Título: Mineração de dados educacionais: um estudo de caso utilizando o ambiente virtual do SENAI
Autor(es): Marques, Joanna Ligia de Queiroz
Palavras-chave: Mineração de dados
Evasão escolar
Educação a distância
Plataforma Moodle
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O Brasil atravessa um momento de grande desafio: ampliar e aperfeiçoar o acesso a Educação. A modalidade de Educação a Distância surge como um recurso eficiente para esse propósito visto o baixo custo, alcance e facilidade tempo espacial de acesso. Contudo esse escopo ainda perpassa por despreparo e dificuldades, sendo a evasão escolar a maior delas. O objetivo desse Estudo de Caso é identificar padrões de acesso dos alunos que evadem cursos na modalidade de Educação a Distância, por meio de Mineração de Dados Educacionais, e gerar regras que caracterizem o perfil de acesso desses alunos. Esse estudo tornará possível prever desistências por meio da análise de características de acesso e características sociais do estudante no Ambiente Virtual, possibilitando sugerir soluções para o dado problema, e em tempo hábil para evitar a reprovação do aluno. Para a realização desse Estudo de Caso foram utilizados dados obtidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do SENAI DR-PB, com as iterações ao longo de 2013. O benefício esperado com o resultado desse estudo de caso é contribuir com as ações do SENAI DR-PB para tratar do problema da evasão escolar nos cursos da modalidade de Educação a Distância ao investigar o cenário exposto.
Descrição: MARQUES, J. L. de Q. Mineração de dados educacionais: um estudo de caso utilizando o ambiente virtual do SENAI. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4060
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanna Ligia de Queiroz Marques.pdfJoanna Ligia de Queiroz Marques1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.