Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Joanna Ligia de Queiroz-
dc.date.accessioned2014-07-02T17:14:19Z-
dc.date.available2014-07-02T17:14:19Z-
dc.date.issued2014-07-02-
dc.identifier.otherCDD 371. 291-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4060-
dc.descriptionMARQUES, J. L. de Q. Mineração de dados educacionais: um estudo de caso utilizando o ambiente virtual do SENAI. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil atravessa um momento de grande desafio: ampliar e aperfeiçoar o acesso a Educação. A modalidade de Educação a Distância surge como um recurso eficiente para esse propósito visto o baixo custo, alcance e facilidade tempo espacial de acesso. Contudo esse escopo ainda perpassa por despreparo e dificuldades, sendo a evasão escolar a maior delas. O objetivo desse Estudo de Caso é identificar padrões de acesso dos alunos que evadem cursos na modalidade de Educação a Distância, por meio de Mineração de Dados Educacionais, e gerar regras que caracterizem o perfil de acesso desses alunos. Esse estudo tornará possível prever desistências por meio da análise de características de acesso e características sociais do estudante no Ambiente Virtual, possibilitando sugerir soluções para o dado problema, e em tempo hábil para evitar a reprovação do aluno. Para a realização desse Estudo de Caso foram utilizados dados obtidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do SENAI DR-PB, com as iterações ao longo de 2013. O benefício esperado com o resultado desse estudo de caso é contribuir com as ações do SENAI DR-PB para tratar do problema da evasão escolar nos cursos da modalidade de Educação a Distância ao investigar o cenário exposto.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Djalma de Melo Carvalho Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPlataforma Moodlept_BR
dc.titleMineração de dados educacionais: um estudo de caso utilizando o ambiente virtual do SENAIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanna Ligia de Queiroz Marques.pdfJoanna Ligia de Queiroz Marques1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.