Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4074
Título: O estágio supervisionado e o ensino dos gêneros textuais: concepções de professores em formação inicial
Autor(es): Silva, Karla Valéria Araújo
Palavras-chave: Estágio supevisionado
Formação
Gêneros
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O Estágio deve ser o espaço no qual o professor em formação tem a oportunidade de refletir sobre a atuação docente, bem como sobre as implicações que envolvem todo o contexto educacional. A presente pesquisa visa a analisar as contribuições do processo de Estágio para os futuros professores, bem como a perspectiva que eles concebem quanto à aplicabilidade dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa. Inicialmente, trazemos algumas considerações sobre a dinâmica do Estágio, baseando nossas análises nos pressupostos de Pimenta; Lima (2011), Imbernón (2011) e Tardif (2010), que trarão fundamentos sobre a sua importância, tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada. Apresentamos também algumas discussões feitas por Barreiro e Gebran (2006) sobre as etapas de desenvolvimento do Estágio, bem como aspectos sobre a construção da identidade docente trazidos por Guedes (2006). Com relação aos gêneros, focamos nosso estudo nas reflexões de Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Bronckart (2003), Cristóvão; Nascimento (2008), Machado (2005), Barbosa (2000) e os PCN (2000). Quanto ao tratamento que os gêneros têm recebido nas aulas de Língua Portuguesa bem como nos materiais didáticos, abordamos as ideias sinalizadas por Lopes-rossi (2008) e Rojo (2008). E por fim, por ser uma pesquisa de natureza qualitativointerpretativa, analisamos cinco relatórios de regência e aplicamos questionários, a fim de detectarmos indícios quanto ao espaço que os gêneros ocuparam, ou não, nas aulas desenvolvidas pelos estagiários. Confrontamos os dados levantados e chegamos aos resultados finais deste estudo, os quais foram de muita relevância ao percebermos que os gêneros têm sido instrumentos facilitadores para a abordagem de muitos conteúdos e competências discursivas.
Descrição: SILVA, K. V. A. O estágio supervisionado e o ensino dos gêneros textuais: concepções de professores em formação inicial. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4074
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Valéria Araújo Silva.pdfKarla Valéria Araújo Silva420.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.