Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4077
Título: A descoberta da identidade e da alteridade pela leitura
Autor(es): Oliveira, Eloísa Karla Rodrigues de
Palavras-chave: Leitura
Identidade
Alteridade
Cidadania
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Embasada pelo conceito de leitura abordado por Ângela Kleiman (2002), Paulo Freire (1991), Ingedore Koch e Vanda Elias (2006), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1998), pelo conceito de identidade de Stuart Hall (2002), Zygmund Bauman (2012) e Homi K.Babha (1998) pelo conceito de alteridade descrito por Emmanuel Levinas (2000) e Arivaldo José Sezyshta (2006), buscamos mostrar a relevância da leitura na construção da identidade aos educandos que compõem a turma do 2˚ ano Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, na cidade de Tacima PB. Propomos um trabalho de leitura, que habilite os alunos a fazerem um paralelo entre o que é lido e seu cotidiano. Nesta perspectiva, a aprendizagem assume uma função social por meio da leitura, pois esta viabiliza, aos educandos/leitores a conhecerem e promoverem novos conhecimentos, além de refletirem e atuarem sobre suas realidades. Privilegiamos a apropriação da identidade sociocultural como via de emancipar a todo e qualquer cidadão que deseja ser o construtor de sua própria história e de sua identidade, considerando-se assim, a leitura como um caminho pelo qual os alunos conseguirão alicerçar conhecimentos para edificarem suas histórias identitárias.
Descrição: OLIVEIRA, E. K. R. de. A descoberta da identidade e da alteridade pela leitura. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4077
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eloísa Karla Rodrigues de Oliveira.pdfEloísa Karla Rodrigues de Oliveira5.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.