Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4117
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato de Zollernia Ilicifolia Vog.
Autor(es): Teixeira, Agélise Porto
Palavras-chave: Fitoterapia
Atividade antimicrobiana
Etnoarmacologia
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Diante da crescente resistência microbiana, em virtude da utilização incorreta e indiscriminada dos antimicrobianos. Surge a necessidade de se pesquisar novos agentes antimicrobianos. Nesse sentido as plantas se destacam por possuir tais substâncias, tornando-se uma alternativa extremamente viável. Zollernia ilicifolia (pau santo) é utilizada na medicina popular contra úlceras, problemas estomacais e dores. Portanto, este estudo avaliou a atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico da folha de Z. ilicifolia frente à Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli, Pseudomonas spp., Candida glabrata, C. albicans, C. parapsilosis e C. tropicalis. O extrato das folhas foi obtido pelo processo de maceração a frio. O screening microbiológico foi realizado através da técnica de difusão em meio sólido, pelo método cavidade-placa, em diluições seriadas de 50%, 25%, 12,5% e 6, 25%, a partir do extrato bruto, sendo realizado em triplicata. Evidenciou-se que, nas condições do ensaio, as concentrações testadas não apresentaram atividade antimicrobiana, exceto na concentração a 100% frente à cepa de S. aureus. Conclui-se que apesar de se identificar fitoquímicos com ação antimicrobiana (taninos, fenóis, flavonóides, flavonas, xantona, alcaloides, resina e albumina), o extrato das folhas da Z. ilicifolia somente se mostrou eficiente frente a cepa de S. aureus (100%).
Descrição: TEIXEIRA, A. P. Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato de Zollernia Ilicifolia Vog. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4117
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Agélise Porto Teixeira.pdfAgélise Porto Teixeira869.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.