Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4119
Título: Patogenicidade de Beauveria bassiana (BALS.) VUILL sobre cupins urbanos
Autor(es): Silva, Ronaldo Pedro da
Palavras-chave: Controle biológico
Beauveria bassiana
Fungo entomopatogênico
Praga urbana
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O estudo avaliou a patogenicidade do fungo Beauveria bassiana sobre cupins urbanos, pois esses insetos causam prejuízos econômicos, danificando construções e objetos domésticos. O controle biológico não é poluente, não provoca desequilíbrios biológicos, é duradouro aproveitando o potencial biótico do ecossistema. O uso de fungos entomopatogênicos é uma boa alternativa devido aos custos e a preservação do meio ambiente, pois esses patógenos não causam perigos à saúde de mamíferos, ao contrario do controle químico que muitas vezes prejudica a saúde humana e ocasiona efeitos maléficos em inimigos naturais desse tipo de praga urbana. O ninho dos térmitas foi coletado em residência localizada no centro da cidade de Campina Grande, foram utilizados 40 indivíduos entre soldados e operários, arranjados em 4 placas de Petri com papel filtro contaminados com o inóculo de B. bassiana , tendo 10 térmitas em cada placa.No experimento de laboratório foi confirmado a dosagem cupinicida de inóculo de B. bassina por contato direto, recomendada pela Itaforte (fornecedora do fungo B. bassiana), o tempo médio floração do micélio foi de 4 dias, onde todos os insetos contaminados morreram depois do 5° dia da contaminação. A avaliação se deu após 24 horas da contaminação dos termitas pelo inóculo de B. bassiana com observações diárias por cinco dias consecutivos. A utilização do B. bassiana mostrou-se que é uma excelente alternativa no controle biológico de cupins urbanos, após 5 dias de inoculação em condições de laboratório todos os indivíduos contaminados com o fungo estavam mortos e com germinação de micélio. O presente estudo vem confirmar que o método de inoculação por contato direto de fungo B. bassiana foi eficiente no potencial de patogenicidade sobre cupins.
Descrição: SILVA, R. P. da. Patogenicidade de Beauveria bassiana (BALS.) VUILL sobre cupins urbanos. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4119
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronaldo Pedro da Silva.pdfRonaldo Pedro da Silva604.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.