Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4123
Título: Biomonitoramento da eficiência quântica fotossintética em Poincianella pyramidalis (Tul.) L. P. Queiroz, em áreas do trópico semiárido paraibano
Autor(es): Moura, Juliana Christina Machado de
Palavras-chave: Fotossíntese
Sazonalidade
Qualidade da água
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar o biomonitoramento da eficiência quântica fotossintética de Poincianella pyramidalis em área do município de Soledade – PB, semiárido paraibano. Para a avaliação da eficiência fotossintética foram escolhidas três folhas da porção mediana de três indivíduos dispostos aleatoriamente na população expostas à intensa luminosidade, contabilizando-se um total de nove repetições na população. Durante o procedimento, em cada folha amostrada, colocou-se um leaf clip mantendo uma parte da área foliar coberta, livre de intensidade luminosa, após um período de aproximadamente 90 minutos (efeito Kautsky) procedeu-se às medições da emissão de fluorescência através de um detector de fluorescência do tipo PEA e posterior determinação do rendimento quântico da fase fotoquímica da fotossíntese. Constatou-se que a resposta fisiológica a condição de água no solo pode ser observada nos meses de julho e agosto, quando indivíduos na população apresentaram valores de eficiência quântica de 0,562 e 0,785 respectivamente, revelando uma tendência de crescimento da atividade fotossintética. Quando as condições de água voltaram a limitar o metabolismo fisiológico fotossintético dos indivíduos, com índices médios de precipitação de 16,6 mm e 4,4 mm respectivamente, para os meses de julho e agosto observou-se que os valores médios de eficiência quântica fotoquímica voltam a se reduzir acentuadamente com índices de 0,667; 0,568 e 0,542 para os meses de setembro, outubro e novembro respectivamente. A espécie sofre os efeitos do déficit hídrico, apresentando baixos valores de eficiência fotoquímica nos períodos mais secos.
Descrição: MOURA, J. C. M. de. Biomonitoramento da eficiência quântica fotossintética em Poincianella pyramidalis (Tul.) L. P. Queiroz, em áreas do trópico semiárido paraibano. 2012. 9f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4123
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Christina Machado de Moura.pdfJuliana Christina Machado de Moura770.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.