Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4126
Título: Chironomidae (Diptera, Insecta) como bioindicadores na avaliação da qualidade de água dos reservatórios do semiárido paraibano
Autor(es): Anacléto, Maria José Pinheiro
Palavras-chave: Qualidade da água
Composição taxonômica
Biomonitoramento
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Os Chironomidae (Diptera-Insecta) apresentam ampla riqueza de espécies e adaptam-se a diferentes condições ambientais, e podem ser utilizados como indicadores da qualidade de água em programas de biomonitoramento. O objetivo do presente estudo é avaliar a qualidade de água dos reservatórios do semiárido utilizando as larvas de Chironomidae como indicadores ambientais. O estudo foi desenvolvido nos reservatórios de Boqueirão, Acauã e Poções, localizados na bacia hidrográfica da Paraíba, semiárido Paraibano. As coletas foram realizadas em 20 estações amostrais ao longo da região litorânea dos reservatórios, durante um ano, abrangendo um ciclo hidrológico seco (dez/11) e chuvoso (junh/12). As variáveis físicas e químicas (profundidade, secchi, temperatura da água, condutividade, sólidos totais dissolvidos, oxigênio dissolvido, pH, turbidez, nitrogênio e fósforo totais, ortofosfato e clorofila-a) foram mensuradas. Amostras de sedimentos foram coletadas, para análises granulométricas e dos teores de matéria orgânica. As larvas de Chironomidae foram identificadas até gênero. No reservatório de Acauã o gênero mais representativo foi Goeldichironomus (85,29%). Em Boqueirão foram os gêneros Parachironomus (36,17%) e o Fissimentum (27,66%). Em Poções dois gêneros tiveram um bom grau de representatividade, Goeldichironomus (68,01%) e o Chironomus (19,54%). Os resultados deste estudo evidenciaram diferenças significativas entre as variáveis ambientais e a composição taxonômica para os reservatórios analisados. Com a realização desse estudo conclui-se que as larvas de Chironomidade podem ser utilizadas como indicadoras da qualidade de água de reservatórios do semiárido.
Descrição: ANACLÉTO, M. J. P. Chironomidae (Diptera, Insecta) como bioindicadores na avaliação da qualidade de água dos reservatórios do semiárido paraibano. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4126
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Pinheiro Anacléto.pdfMaria José Pinheiro Anacléto2.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.