Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/413
Título: Diagnóstico dos impactos ambientais decorrentes do beneficiamento de pele
Autor(es): Duarte, Kalina Lígia de Souza
Palavras-chave: Gestão ambiental
Impactos ambientais
Beneficiamento de pele
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: A atividade de beneficiamento de pele gera grande quantidade de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, tendo estes, alto poder de contaminação e degradação ambiental, além de consumir uma elevada quantidade de água. Essa geração de efluentes e o poder de contaminação irá variar de acordo com cada etapa da produção, sendo bastante diversificada de curtume para curtume, dependendo dos processos industriais utilizados e das medidas de controle interno adotadas. O presente estudo descreve os principais impactos ambientais decorrentes do processo de beneficiamento de pele no Distrito de Ribeira, Cabaceiras - PB e comunidades vizinhas. A realização dessa pesquisa deu-se atravès da tècnica de observação “in locu”, registro de imagens fotográficas e aplicação de questionários com os proprietários dos curtumes, na qual verificou-se, que apesar de utilizar processos simples e artesanal, e não fazer o uso de sais de cromo, assim como vários outros produtos químicos utilizados na maioria das indústrias de curtumes, aquelas atividades geram impactos negativos ao meio ambiente. Sendo os principais meios de contaminação diagnosticados: mau cheiro, proveniente da decomposição de resíduos orgânicos; disposição inadequada dos resíduos sólidos e dos efluentes líquidos, sendo esse último o maior problema verificado, devido a quantidade de sais presentes nesses efluentes que são lançados diariamente, contaminando o solo, as águas subterrâneas e o Rio Taperoá.
Descrição: DUARTE, K. L. de S. Diagnóstico dos impactos ambientais decorrentes do beneficiamento de pele. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/413
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalina Lígia de Souza Duarte.pdfKalina Lígia de Souza Duarte1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.