Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4135
Título: Caracterização do acompanhamento fisioterapêutico em pacientes submetidos à cirurgia abdominal alta em hospitais de Campina Grande - PB
Autor(es): Sarmento, Lillian Lissa Wanderley Monteiro de Araújo
Palavras-chave: Fisioterapia respiratória
Cirurgia abdominal
Tratamento fisioterapêutico
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Existe uma alta incidência no aparecimento de complicações respiratórias, decorrente da realização de cirurgias do compartimento abdominal superior em virtude de consequente redução dos volumes e capacidades pulmonares, tendo em vista que as incisões cirúrgicas são realizadas próximas ao diafragma. A fisioterapia respiratória antes e após a cirurgia, através de técnicas de higienização brônquica e reexpansão pulmonar associada à fisioterapia motora, atua no combate aos comprometimentos em ambos os períodos. Diante disso, objetivou-se caracterizar o acompanhamento fisioterapêutico adotado pelos fisioterapeutas, voltado para pacientes submetidos à cirurgia abdominal alta em hospitais de Campina Grande – PB. Realizou-se um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por três hospitais do município (identificados como A, B e C). Para coleta das informações referentes ao atendimento, os fisioterapeutas responderam um questionário com quesitos envolvendo formação profissional e acompanhamento fisioterapêutico (avaliação e atendimento). De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que o hospital A realiza rotineiramente procedimentos no pré-operatório, englobando avaliação através de ficha específica e atendimento. Os hospitais A e B dispõem de avaliação pós-cirúrgica e, todos os hospitais disponibilizam de atendimento no pós-operatório. No entanto, nenhum dos hospitais possui um protocolo de fisioterapia específico para pacientes submetidos à cirurgia abdominal alta. Concluiu-se que as condutas mais adotadas pelos fisioterapeutas em pacientes submetidos à cirurgia abdominal alta envolvem as manobras de reexpansão pulmonar através de inspiração fracionada e uso de incentivadores respiratórios e quanto às manobras de higiene brônquica, a estimulação à tosse, vibrocompressão e drenagem postural.
Descrição: SARMENTO, L. L. W. M. de A. Caracterização do acompanhamento fisioterapêutico em pacientes submetidos à cirurgia abdominal alta em hospitais de Campina Grande - PB. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4135
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lillian Lissa Wanderley Monteiro de Araújo Sarmento.pdfLillian Lissa Wanderley Monteiro de Araújo Sarmento717.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.