Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4147
Título: A presença do índio no ensino de geografia ensino médio - desafios e possibilidades
Autor(es): Araújo, Jaimar Cordeiro de
Palavras-chave: Geografia
Ensino Médio
Índio
Data do documento: 7-Jul-2014
Resumo: No âmbito das reflexões sobre os estudos do índio no contexto educacional, este artigo visa investigar o conteúdo da disciplina de Geografia numa perspectiva indígena no ensino Médio, buscando propor um modelo de ensino para as turmas do 3º Ano. A base teórica e a análise ancoram-se nas concepções do Projeto Editorial Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (2008), organizado por Manuela Carneiro da Cunha. O corpus da pesquisa constitui-se de cinco livros didáticos da respectiva disciplina destinados ao ensino Médio.Buscamos verificar no livro didático a visão sobre a vida dos índios, bem como características e influências do indígena na vida do nosso alunado, pois de certa forma, os livros apresentam a temática do índio quase sempre de forma fragmentada. Por meio de roteiro de pesquisa, questionou-se junto a alunos de uma escola pública – Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Cícero dos Anjos – sobre os conhecimentos e interesses sobre os índios brasileiros. Com esses dados, percebeu-se que uma nova possibilidade de ensino baseado no estudo dos índios brasileiros pode apontar caminhos uma mudança significativa no ensino e, podendo inclusive, promover o gosto pelo ensino aos educandos em formação.
Descrição: ARAÚJO, Jaimar Cordeiro de. A presença do índio no ensino de geografia ensino médio - desafios e possibilidades. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4147
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaimar Cordeiro de Araújo.pdfJaimar Cordeiro de Araújo858.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.