Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/416
Título: Potencial de uso da Moringa oleifera Lamarck na clarificação de água para abastecimento em comunidades difusas da mesorregião agreste paraibana
Autor(es): Henriques, Juscelino Alves
Palavras-chave: Tratamento de água
Abastecimento de água
Moringa oleifera Lam.
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar o potencial de uso da Moringa oleifera no tratamento de águas para consumo humano provenientes de pequenos açudes. A Moringa oleifera pode apresentar uma enorme contribuição para o tratamento da água, já que suas sementes podem ser utilizadas no processo de clarificação da mesma. O sistema de tratamento monitorado foi composto de um aparelho Jar test e dois filtros cerâmicos caseiros providos de velas porosas, um filtrando água bruta e o outro filtrando água previamente tratada com Moringa oleifera. Foram realizadas análises de turbidez, cor aparente, condutividade elétrica, pH, DQO, Coliformes totais, Escherichia coli e Enterococcus. O tratamento foi eficiente para a remoção de turbidez e cor aparente, sobretudo quando empregada a suspensão de Moringa, atendendo ao padrão de potabilidade em vigor, tendo sido verificada também para o pH; contudo, o mesmo também conseguiu alcançar uma considerável remoção de E. coli. A Moringa oleifera Lam apresentou excelente potencial para a clarificação da água em estudo, podendo a mesma ser empregada no tratamento de outras advindas de mananciais similares.
Descrição: HENRIQUES, J. A. Potencial de uso da Moringa oleifera Lamarck na clarificação de água para abastecimento em comunidades difusas da mesorregião agreste paraibana. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/416
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juscelino Alves Henriques.pdfJuscelino Alves Henriques1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.