Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4185
Título: Identificação da microbiota fúngica da carne moída comercializada no mercado central de Campina Grande – PB
Autor(es): Amorim, Geysa Kelly de Souza
Palavras-chave: Manipulação de alimentos
Contaminação de alimentos
Segurança alimentar
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A composição química da carne e os procedimentos ou manipulação inadequados são fatores que ocasionam uma possível contaminação deste alimento, tendo importantes implicações no tempo de prateleira do produto e na segurança alimentar do consumidor. Objetivando identificar os microrganismos fúngicos isolados de amostras da carne moída comercializada no Mercado Central de Campina Grande – PB, foram realizadas coletas quinzenais, num período de um ano, perfazendo um total de 12 coletas, e destas se constituiu amostras que foram testadas quanto a fonte de carbono e nitrogênio. Foram constatadas diversas deficiências higiênico-sanitárias no setor de comercialização do referido produto, bem como os fungos isolados resultaram em 65 amostras com um crescimento exclusivo de leveduras, e 35 amostras crescimento filamentoso. Algumas amostras foram identificadas resultando nos gêneros: Geotrichum sp., Cladosporium sp., Aspergillus sp., permitindo afirmar a presença de fungos toxigênicos na carne moída. Consequentemente, diminuindo a valorização comercial desse produto, e possíveis danos à saúde do consumidor.
Descrição: AMORIM, G. K. de S. Identificação da microbiota fúngica da carne moída comercializada no mercado central de Campina Grande – PB. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4185
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geysa Kelly de Souza Amorim.pdfGeysa Kelly de Souza Amorim1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.