Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Anny Railda Ângelo Alventino Pereira-
dc.date.accessioned2014-07-09T14:53:43Z-
dc.date.available2014-07-09T14:53:43Z-
dc.date.issued2014-07-09-
dc.identifier.otherCDD 363.728-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4187-
dc.descriptionLEITE, A. R. Â. A. P. Gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, Campina Grande – PB. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente relatório traz os resultados de um trabalho de intervenção realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral na cidade de Campina GrandePB. Os objetivos consistiram em implantar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos na Instituição e estimular a consciência de preservação ambiental entre os estudantes e a comunidade escolar através da Educação Ambiental. Foram realizadas ações de intervenção educacional voltadas à conscientização do público alvo, dentre estas, foram contempladas aulas expositivas e palestras, coleta, separação e destinação dos resíduos sólidos gerados na escola e na comunidade seguidas pela realização de oficinas de reciclagem. Os resíduos sólidos foram coletados tanto na comunidade escolar como nos pontos comerciais do conjunto habitacional no qual a escola está instalada, como forma de inserir a comunidade nas ações educativas. Os dados foram levantados por meio da aplicação de questionário respondido por alunos, professores e demais funcionários com o objetivo de avaliar a eficácia das palestras ministradas pelos alunos no início do trabalho; com base na comparação entre os resíduos gerados na escola e os coletados na comunidade, tomando como parâmetro o tipo de resíduo coletado (papel ou papelão, plástico, vidro, metal ou resíduo orgânico) e na participação efetiva dos estudantes na amostra pedagógica na qual foram expostos os produtos gerados nas oficinas de reciclagem. Os resultados demonstraram que a maior parte dos resíduos destinados à cooperativa Cotramare foi proveniente dos pontos comerciais, tendo a escola gerado pouca quantidade de resíduos. A avaliação dos alunos foi realizada durante Amostra Pedagógica sendo considerados itens como a participação, responsabilidade, assiduidade e rendimento escolar (na disciplina de Biologia).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Márcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleGerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anny Railda Ângelo Alventino Pereira Leite.pdfAnny Railda Ângelo Alventino Pereira Leite1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.