Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4188
Título: Influência das variáveis ambientais na dinâmica espaço/temporal da comunidade fitoplanctônica do Açude Bodocongó, Semiárido
Autor(es): Monteiro, Flávia Morgana
Palavras-chave: Fitoplâncton
Qualidade da água
Eutrofização
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A avaliação dos parâmetros biológicos tem sido freqüente na avaliação de impactos ambientais, pois produzem informações que não só indicam a presença de poluentes, mas como estes interagem com o meio ambiente, proporcionando uma melhor indicação na qualidade dos ecossistemas. O fitoplâncton é um importante indicador de qualidade da água em reservatórios, seu crescimento exagerado, favorecido pela eutrofização do corpo d’água, pode trazer graves consequências. O presente estudo objetivou avaliar a influência das variáveis ambientais na comunidade fitoplanctônica do Açude Bodocongó, quanto a variabilidade temporal e espacial. As coletas foram feitas mensalmente, no período de novembro/2011 a setembro/2012, em três estações de amostragem Estação E1 (zona do rio), estação E2 (limnética) e estação E3 (jusante), na subsuperfície do reservatório. Para alcançar o objetivo proposto, foram feitas análises estatísticas com auxílio dos programas STATÍSTICA 7, para obtenção de médias e desvio padrão, e posteriormente, foi realizada uma ordenação direta, através da análise de correspondência canônica (CCA) com os parâmetros biológicos, físico-químicos. O reservatório revelou-se comprometido em termos de qualidade da água, tanto com relação aos aspectos biológicos quanto a contaminação orgânica e inorgânica, Apresentou altas concentrações de nutrientes nitrogenados e fosfatados, sendo assim, classificado como hipereutrófico, além da comunidade fitoplanctonica, em que foi observada predominância de algas potencialmente tóxicas, as cianobactérias, que podem ser consideradas como uma classe indicadora da qualidade da água. Essas interferências na qualidade da água foram resultantes dos fatores climáticos e limnológicos. Tornando possível comprovar a influência das variáveis ambientais na comunidade fitoplanctônica ocorridas ao longo do tempo.
Descrição: MONTEIRO, F. M. Influência das variáveis ambientais na dinâmica espaço/temporal da comunidade fitoplanctônica do Açude Bodocongó, Semiárido. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4188
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Morgana Monteiro.pdfFlávia Morgana Monteiro1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.