Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4191
Título: Formação complementar em educação ambiental de graduandos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB
Autor(es): Santos, Bárbara Daniele dos
Palavras-chave: Percepção ambiental
Educação ambiental
Sustentabiblidade
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A problemática ambiental perpassa por grandes debates na sociedade contemporânea, visando mudar o cenário e apontar caminhos para o alcance da sustentabilidade. Neste contexto, Educação Ambiental apresenta-se como importante instrumento de transformação social, requer, no entanto, formação adequada daqueles que irão atuar na sociedade. O objetivo deste projeto foi averiguar a formação complementar de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, através da extensão, como contribuinte para a inserção da Educação Ambiental na Educação Básica e mudanças de percepção e de atitudes. O processo de formação foi executado de março a dezembro de 2012, por meio de um curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, intercalado por oficinas, aulas de campo, trilhas ecológicas, reuniões e Encontro de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental da Paraíba. O curso foi ministrado em três fases, cada fase composta de 30 horas. Foram oferecidas três oficinas, de duas horas cada: reciclagem de papel, transformando resíduos em arte e compostagem. A metodologia utilizada teve por base os princípios da pesquisa participantes e o MEDICC (modelo dinâmico de construção e reconstrução do conhecimento), através do qual foi possível efetivar o processo de formação e sensibilização, simultaneamente à coleta de dados. Entre os resultados obtidos destacam-se: mudanças significativas de percepção ambiental; elaboração e execução de projetos voltados à horta escolar e coleta seletiva; seleção dos resíduos sólidos na fonte geradora; valorização do trabalho de catadores de material reciclável; discussões da temática ambiental nos municípios de Alagoa Nova, Barra de Santana (Distrito Mororó) e Campina Grande-PB; engajamento dos participantes em atividades relacionadas ao meio ambiente com participação nas políticas públicas locais, a exemplo da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A formação em Educação Ambiental, também propiciou o rompimento dos principais paradigmas que norteiam a sociedade, motivando desse modo, a participação e o reconhecimento da importância da inserção da dimensão ambiental nos municípios.
Descrição: SANTOS, B. D. dos. Formação complementar em educação ambiental de graduandos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4191
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Daniele dos Santos.pdfBárbara Daniele dos Santos1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.