Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4196
Título: Variação espaço/temporal e estudo da ecologia trófica de Lycengraulis grossidens (Spix & Agassiz, 1829) Actinopterygii - Engraulidae, no estuário do rio Mamanguape, Paraíba – Brasil
Autor(es): Silva, Marcel Emanuel Targino Couto da
Palavras-chave: Ecologia trófica
Peixes
Ecologia dos estuários
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: As zonas rasas dos estuários são consideradas importantes áreas de desenvolvimento de larvas e juvenis de muitas espécies de peixes.Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivos: analisar os padrões de distribuição espacial e temporal, bem como compreender a ecologia trófica de Lycengraulis grossidens (sardinha prata) no estuário do rio Mamanguape, correlacionando-os com os fatores bióticos e abióticos. O programa de amostragens foi realizado em quatro pontos (três camboas e uma planície de maré), entre Fevereiro de 2011 a Janeiro de 2012, utilizando-se de uma rede de arrasto“beachseine” ou rede de picaré. A unidade amostral foi padronizada, com cinco repetições aleatórias em cada ponto, objetivando capturar os indivíduos que utilizam essa área como local de proteção, alimentação e recrutamento. Em cada ponto amostral, foram aferidas as variáveis ambientais: temperatura, salinidade, transparência e profundidade, para correlacioná-las com a abundância relativa (CPUEs) e biomassa da espécie. Foram capturadas 1470 indivíduos em 210 amostragens realizadas. Diferenças espaciais e temporais não foram significativas, mas padrões foram observados durante o estudo, tendo sido evidenciado maiores médias de CPUEs e biomassa espacialmente, na Praia 1 (área não vegetada – planície de maré), seguido pela Camboa dos Macacos (área vegetada). Temporalmente, maiores médias deCPUEs ocorreram no período de seca e as de biomassa no período de chuva. No estudo da ecologia trófica de L. grossidensespacialmente, foram analisados 515 estômagos,sendo os itens alimentares mais representativos da dieta: Copépode, Bivalve, Trematoda e Ostracoda. Dessa forma, L. grossidens, para estuário do rio Mamanguape, apresentou distribuição espacial e temporal relacionada, principalmente, com os fatores abióticos (salinidade). Quanto a ecologia trófica, apresentou hábito alimentar generalista-oportunista, predando itens mais abundantes em cada local, sendo este um indicativo da plasticidade trófica para otimizar o forrageamento nesse ambiente estuarino.
Descrição: SILVA, M. E. T. C. da. Variação espaço/temporal e estudo da ecologia trófica de Lycengraulis grossidens (Spix & Agassiz, 1829) Actinopterygii - Engraulidae, no estuário do rio Mamanguape, Paraíba – Brasil. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4196
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcel Emanuel Targino Couto da SIlva.pdfMarcel Emanuel Targino Couto da SIlva997.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.