Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4198
Título: Estudo Taxonômico de Cactaceae Juss. no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil
Autor(es): Lima, Amanda Coelho
Palavras-chave: Taxonomia vegetal
Botânica
Flora Nordestina
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A família Cactaceae Juss. está dividida em quatro subfamílias: Cactoideae, Maihuenioideae, Opuntioideae e Pereskioideae, englobando aproximadamente 124 gêneros e 1.438 espécies, com distribuição predominantemente no novo mundo, exceto por Rhipsalis baccifera (J.M.Muell.) Stearn, que alcança África e Ásia. O Brasil é considerado o terceiro maior centro de diversidade de Cactaceae, onde cerca de ¾ das suas espécies são endêmicas, com um total de 162 espécies nativas e em relação ao estado da Paraíba, que é um dos menores estados brasileiros, Cactaceae está representada desde o litoral até o Sertão. As espécies desta família podem ser reconhecidas por apresentar plantas xerofíticas, na maioria áfilas, com caules e ramos suculentos, espinhosos; pela presença de aréolas e flores solitárias e vistosas, com ovário ínfero receptacular. Este trabalho teve como objetivo apresentar o estudo taxonômico de Cactaceae nativas do estado da Paraíba, nordeste do Brasil. Para isso, foram realizados trabalhos de campo visando à coleta e observações‘in loco’ de indivíduos em estágio reprodutivo e, complementarmente, analisaram-se exsicatas oriundas dosherbários do estado da Paraíba: Herbário Jayme Coelho de Moraes (EAN) e Herbário Lauro Pires Xavier (JPB). As analises morfológicas foram procedidas no Laboratório de Botânica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, em Campina Grande. No estado da Paraíba, a família Cactaceae está representada por seis gêneros e 13 espécies nativas: Cereus fernambucensis Lem., C. jamacaru DC., Harrisia adscendens (Gürke) Britton & Rose, Melocactus ernestii Vaupel, M. violaceus Pfeiff., M. zehntneri (Britton & Rose) Luetzelb., Pilosocereus catingicola (Gürke) Byles & Rowley, P.chrysostele (Vaupel) Byles & G.D. Rowley, P. gounellei (F.A.C.Weber) Byles & Rowley, P. pachycladus F.Ritter, Rhipsalis baccifera (J.M.Muell.) Stearn, Tacinga inamoena (K.Schum.) N.P.Taylor & Stuppy e T. palmadora (Britton & Rose) N.P.Taylor & Stuppy. O tratamento taxonômico consiste de chaves para separação de gêneros e espécies, descrições e ilustrações. Também são apresentados dados de floração, frutificação, e de distribuição geográfica e habitats. Os táxons deste estudo podem ser diferenciados com base, principalmente, no número de costelas presentes nos cladódios, número e tamanho de espinhos nas aréolas e deiscência dos frutos. As espécies mais amplamente distribuídas no estado da Paraíba foram: C. jamacaru, P. gounellei e P. pachycladus.
Descrição: LIMA, A. C. Estudo Taxonômico de Cactaceae Juss. no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4198
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Coelho Lima.pdfAmanda Coelho Lima3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.