Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/420
Título: Distribuição de metais na água de abastacimento público de Campina Grande - PB
Autor(es): Pereira, Cayo Farias
Palavras-chave: Abastecimento de água
Qualidade da água potável
Vigilância da água
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a qualidade da água do sistema de abastecimento de Campina Grande, situada na mesorregião do Agreste paraibano, Nordeste do Brasil, com base no padrão de aceitação para consumo humano estabelecido pela Portaria Nº 518/2004 do Ministério da Saúde (MS). Os indicadores analisados (alumínio, dureza, ferro e manganês) foram monitorados no período de junho a dezembro de 2009 e de março a julho de 2010, garantindo a uniformidade das coletas no período de amostragem. A escolha dos seis pontos, considerados estratégicos, seguiu a Diretriz Nacional do Plano de Amostragem da Vigilância em Saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano. Todos os indicadores, com exceção do alumínio, apresentaram conformidade com o padrão estabelecido pela Portaria Nº 518/2004 do MS. A análise de variância (ANOVA) de fator único foi aplicada ao conjunto de dados amostrais de uma mesma variável, tendo sido verificado que as médias dos diferentes pontos não apresentam diferenças significativas, exceto para o caso do ferro. O ferro não apresentou uniformidade de suas concentrações, em todos os pontos monitorados, devido ao desgaste da tubulação de ferro fundido nos pontos P6 (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sólon de Lucena) e P8 (E.E.E.F.M Clementino Procópio). A não-conformidade do alumínio, em 62,59% das análises, é atribuída a resíduos oriundos da aplicação de sulfato de alumínio, na Estação de Tratamento de Água (ETA), particularmente no período chuvoso quando a turbidez da água bruta aumenta significativamente e a equipe de operação decide em favor de maiores dosagem do referido sal coagulante. Os indicadores de qualidade da água analisados permitiram verificar a não-conformidade com o padrão de aceitação para consumo humano, bem como possíveis riscos à saúde da população, particularmente no caso do alumínio. Os resultados sinalizam a necessidade da revisão dos padrões de operação e manutenção do sistema de abastecimento, em especial a ETA e a rede de distribuição.
Descrição: PEREIRA, C. F. Distribuição de metais na água de abastecimento público de Campina Grande - PB. 2011. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/420
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cayo Farias Pereira.pdfCayo Farias Pereira842.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.