Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4216
Título: Radiofrequência aplicada em rugas periorbiculares: Avaliação de um novo protocolo
Autor(es): Pimentel, Tiago Tenorio de Souza
Palavras-chave: Fisioterapia dermatofuncional
Radiofrequência
Envelhecimento cutâneo
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O envelhecimento facial é então caracterizado pela perda do brilho e tonalidade natural e elasticidade, os músculos cedem deixando a pele frouxa, com rugas e flacidez. As regiões mais acometidas pelas rugas são o pescoço e a face. Diversos recursos existem no mercado para o tratamento de rugas, uma delas é a Radiofrequência (RF). A RF é emissão de corrente de alta frequência que atinge a pele gerando calor controlado, agindo nas camadas de colágeno. O objetivo desta pesquisa foi avaliar um protocolo proposto para o tratamento das rugas periorbiculares através de sessões semanais de aplicação de RF em idosos. Essa pesquisa é caracterizada como sendo do tipo experimental, não probabilístico, longitudinal. Foram selecionados 14 idosos voluntários, com idades entre 60 a 75 anos, usuários da clínica escola de fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, divididos em dois grupos de sete, que apresentaram rugas na região periorbiculares dos olhos, sendo distribuída e organizada de forma aleatória e randomizada da seguinte maneira: Grupo Placebo (GP), Grupo Experimenta (GE). Com relação à percepção das rugas pelos voluntários do grupo experimental em relação ao grupo placebo relataram insatisfação antes do tratamento variando de moderado a muitíssimo insatisfeita e após o tratamento a reavaliação constatou que o grau de insatisfação reduziu variando de pouco a moderado insatisfeito. O grau de satisfação das voluntários com o tratamento variou de moderado a ótimo. Porém não houve resultados significativos. Em nosso estudo a aplicação da radiofrequência não obteve resultado significante, porém os resultados apresentaram melhora entre as médias dos voluntários quanto ao grau de insatisfação com as rugas obtendo redução da média, e aumento da média da percepção ao tratamento para os voluntários do grupo experimental.
Descrição: PIMENTEL, T. T. de S. Radiofrequência aplicada em rugas periorbiculares: Avaliação de um novo protocolo. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4216
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Tenório de Souza Pimentel.pdfTiago Tenório de Souza Pimentel601.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.