Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4217
Título: Hábitos de higiene oral, prevalência de cárie e erosão dentária em escolares de 15 anos
Autor(es): Costa, Fernanda Clotilde Mariz da
Palavras-chave: Higiene bucal
Cárie dentária
Erosão dentária
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Introdução: Dentre as patologias orais mais comuns em adolescentes estão a cárie e a erosão dentária. Objetivos: Avaliar os hábitos de higiene oral, assim como a prevalência de cárie e erosão dentária em escolares de 15 anos de idade em Campina Grande/PB. Materiais e Método: Tratou-se de um estudo transversal, com amostragem probabilística por conglomerado, envolvendo 201 escolares de 15 anos. Os hábitos de higiene oral foram obtidos por meio de questionário, e os dados socioeconômicos por entrevista. Adotou-se o índice CPO-D para determinação da prevalência de cárie e o proposto por O’Sullivan, para avaliação da erosão dentária. Os dados foram analisados por meio do Statistical Packagefor the Social Sciences (SPSS) versão 18. Adotou-se um nível de significância de 5%. Resultados: Todos os adolescentes relataram o uso de escova dental e dentifrício, 50,7% o uso do fio dental, sendo verificada associação entre o sexo e uso de enxaguatório bucal (p<0,05). Em relação à cárie, o CPO-D médio foi de 3,67 e 51,7% possuíam CPO-D inferior ou igual a 3. Em relação à erosão dentária 18,4% da amostra apresentava alguma lesão erosiva, destas 92% correspondiam a lesões em esmalte. Conclusão: O uso do fio dental e de outros meios de higiene oral foi insatisfatório. O CPO-D encontrado foi considerado moderado e abaixo do relatado para a faixa etária brasileira. Uma alta prevalência de erosão dentária, com lesões predominantes em esmalte, foi constatada entre os adolescentes.
Descrição: COSTA, F. C. M. da. Hábitos de higiene oral, prevalência de cárie e erosão dentária em escolares de 15 anos. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4217
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Clotilde Mariz da Costa.pdfFernanda Clotilde Mariz da Costa1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.