Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
Título: Avaliação da coordenação em crianças com Síndrome de Down da APAE de Campina Grande- PB, utilizando o teste KTK
Autor(es): Araújo, Anair Silva de
Palavras-chave: Coordenação Motora
Síndrome de Down
Atividade Física
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a coordenação motora em crianças com Síndrome de Down da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campina Grande – PB, utilizando o Teste KTK. A coordenação motora foi avaliada com a bateria do teste que compreende quatro provas: equilíbrio à retaguarda, saltos laterais, saltos monopedais e transposição lateral. Os resultados foram analisados através da tabela de classificação do teste e com base na equação de regressão linear múltipla, seguindo os padrões de acordo com a idade da criança, e ao teste estatístico, utilizou-se da media-desvio padrão e a correlação de Pearson. A porcentagem, encontrada no presente estudo relacionado à classificação da coordenação motora dos participantes, foi o seguinte: 64% coordenação baixa; 25% coordenação regular e 11% coordenação normal e os resultados obtidos se comparados ao estudo de Araujo e Gorla (2007) houve uma correlação forte negativa tendo uma porcentagem geral de Quociente Motor de 4% sendo classificado como coordenação regular. Assim, concluímos que os alunos pesquisados têm um déficit na coordenação e a aplicação de um programa diferenciado de atividades físicas pode produzir uma melhora significativa no desenvolvimento motor.
Descrição: ARAÚJO, A. S. de. Avaliação da coordenação em crianças com Síndrome de Down da APAE de Campina Grande- PB, utilizando o teste KTK. 2010. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4237
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anair Silva de Araújo.pdfAnair Silva de Araújo1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.