Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4242
Título: A utilização da música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Química Orgânica
Autor(es): Silva, Filipe Barbosa da
Palavras-chave: Ensino de Química
Música
Recursos didáticos
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: É notório que a música através dos três elementos fundamentais que a compõe - ritmo, melodia e harmonia - tem sido utilizada pelo homem como ferramenta de ‘transmissão’ de saberes desde tempos imemoriais. No processo de escolarização, estudantes e professores, muitas vezes, apropriam-se dessa ferramenta e a transforma em recurso didático-pedagógico para facilitação da aprendizagem do ensino de ciências naturais, neste caso, química. Prova disso, um dos sites mais populares de compartilhamento de vídeos - http://www.youtube.com/ - mostra diversas publicações musicais que tem como finalidade ‘ensinar’ química. Este trabalho utilizou como procedimento metodológico o analítico-descritivo e como técnica, conforme o objeto de estudo, a pesquisa documental para analisar vídeos publicados no site citado que abordaram conteúdos de química orgânica no Ensino Médio. A análise do conteúdo dos vídeos que compuseram a amostra proporcionou a categorização das paródias em memorização mecânica e/ou problematização. Durante a análise foram observados vários aspectos, entre eles a intensa preocupação dos estudantes na aprovação do vestibular, a contribuição e não contribuição dos vídeos para o ensino e a aprendizagem levando em consideração as categorias. Observou-se, pois, as desvantagens dos vídeos assistidos apenas por estudantes sem a participação do professor e colegas da turma para interação cognitiva necessária se tornaram pouco eficazes. Concluiu-se, no âmbito desta pesquisa, que existiram mais vídeos que buscaram a memorização mecânica do que a problematização.
Descrição: SILVA, F. B. da. A utilização da música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Química Orgânica. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4242
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Filipe Barbosa da Silva.pdfFilipe Barbosa da Silva759.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.