Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4243
Título: O uso de zooterápicos por comunidades dos Cariris Velhos, São João do Tigre – PB
Autor(es): Silva, Elnatan Monteiro da
Palavras-chave: Fauna medicinal
Medicina alternativa
Zooterapia
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A Zooterapia têm um papel importante dentro das comunidades rurais, tanto no âmbito medicinal quanto cultural já que é uma técnica passada as gerações futuras. O presente estudo foi realizado no município de São João do Tigre-PB, teve como objetivo registrar o conhecimento acerca do preparo e uso dos recursos faunísticos na medicina tradicional. Todas as informações desse estudo foram coletadas por meio do método qualitativo: entrevistas livres, questionários e da observação direta. Os resultados obtidos mostraram que as espécies animais mais utilizados como zooterapicos foram: Abelha (Apis mellifera), Cágado (P. tuberosus), Galinha (Gallus gallus), Gato (Felis domesticus), Tatu Peba e Tatu Verdadeiro (Euphractus sexcinctus, Dasypus novemcinctus), Boi (Bos taurus), Tejú (Tupinambis merianae L), e os dados obtidos no estudo evidenciaram o grande conhecimento que os moradores mantêm com o meio ambiente e mostram também que a utilização e o conhecimento empírico dos ditos Zooterápicos por eles é uma realidade que faz parte do seu dia a dia.
Descrição: SILVA, E. M. da. O uso de zooterápicos por comunidades dos Cariris Velhos, São João do Tigre – PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4243
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elnatan Monteiro da Silva.pdfElnatan Monteiro da Silva695.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.