Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4252
Título: "Comunicarquivo": difusão cultural de documentos de arquivo do poder judiciário da Paraíba
Autor(es): Dantas, Mardeen Henrique de Souza
Palavras-chave: Difusão cultural
Documentos de arquivo
Arquivo do poder judiciário
Data do documento: 10-Jul-2014
Resumo: Este trabalho propõe um plano de difusão cultural para o arquivo do Tribunal de Justiça da Paraíba, utilizando-se de um House Organ (jornal institucional) como instrumento comunicacional para difundir o conteúdo dos documentos selecionados. No contexto dos arquivos públicos, pouco se sabe sobre os serviços de difusão, tendo em vista a aparente falta de preocupação por parte dos gestores. O Tribunal de Justiça da Paraíba é uma instituição rica em informação documental devido ao seu acervo que é constituído por documentos de importante valor para a história e a cultura. Tendo em vista a não existência de uma política arquivística de gestão documental na instituição, bem como de uma difusão de arquivo, faz-se necessário tal proposta. A pesquisa é empírica, de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, utiliza-se da pesquisa documental, exploratória e descritiva. O universo da pesquisa aborda os arquivos do Tribunal de Justiça da Paraíba, utilizando-se uma amostragem correspondente aos documentos cíveis e criminais “célebres”, selecionados para a consecução do livro “Processos e Julgados Históricos da Paraíba”, o qual dissemina a transcrição de alguns desses documentos. Através da seleção e descrição de quatro processos escolhidos, o resultado da proposta deu-se com a construção do jornal intitulado “COMUNICARQUIVO”, que foi planejado e construído com o intuito de difundir a cultura a partir da informação documental do arquivo do TJ-PB.
Descrição: DANTAS, M. H. de S. "Comunicarquivo": difusão cultural de documentos de arquivo do poder judiciário da Paraíba. 2013. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4252
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mardeen Henrique de Souza Dantas - Parte 5.pdfMardeen Henrique de Souza Dantas645.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mardeen Henrique de Souza Dantas - Parte 4.pdfMardeen Henrique de Souza Dantas4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mardeen Henrique de Souza Dantas - Parte 3.pdfMardeen Henrique de Souza Dantas3.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mardeen Henrique de Souza Dantas - Parte 2.pdfMardeen Henrique de Souza Dantas3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mardeen Henrique de Souza Dantas - Parte 1.pdfMardeen Henrique de Souza Dantas2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.