Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4259
Título: Avaliação de substratos a base de casca de coco moída para a produção de mudas de maracujeiro
Autor(es): Uchôa, Tayama Rodrigues
Palavras-chave: Cocos nucifera
Resíduos sólidos
Substrato para mudas de maracujá
Passiflora edulis f.flavicarpa
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A geração de resíduos pelo homem é um dos fatores que mais contribui para a degradação do meio ambiente, como poluição das reservas hídricas e do solo. O aumento na produção de coco tanto para o consumo da água-de-coco-verde (in natura industrializada) como para indústria de coco seco vem aumentando a geração de resíduo (casca de coco), o que representa um problema sério no que se refere ao descarte, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o material, acaba sendo enviado para lixões e aterros sanitários. Uma maneira de se evitar/reduzir o efeito negativo desses resíduos ao ambiente poderá ser a reciclagem dos mesmos ou a logística reversa onde, por exemplo, utiliza-se a casca de coco moída na agricultura, na forma de substratos para a produção de mudas, potencializando seu aproveitamento. Por outro lado, a utilização de substratos para produção de mudas de plantas diversas, obtidos a base de solo agrícola, também, tem provocado problemas de natureza ambiental, com a escavação de solos férteis e redução de áreas agrícolas. Este trabalho foi realizado com o objetivo se observar a produção de mudas de maracujazeiro amarelo em substratos base de casca de coco seco moída, solo agrícola, húmus de minhoca e esterco bovino. Os tratamentos utilizados no experimento foram T1 = material de solo agrícola (neosolo regolitíco), T2 = casca de coco + húmus, T3 = casca de coco + esterco, T4 = solo + húmus, T5 = solo + esterco. As mudas de Maracujazeiro apresentaram maior crescimento nos substratos em que foi utilizado húmus de minhoca tanto associado com solo agrícola como com casca de coco moída, a casca de coco associada ao húmus de minhoca demonstrou ser um bom substrato para produção mudas de maracujazeiro, sendo dessa forma possível produzir mudas de maracujazeiro na total ausência de solo agrícola.
Descrição: UCHÔA, T. R. Avaliação de substratos a base de casca de coco moída para a produção de mudas de maracujeiro. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4259
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -Tayama Rodrigues Uchôa_protected.pdfPDF - Tayama Rodrigues Uchôa680.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.