Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4263
Título: Utilização de extratos vegetais para o controle de patógenos em sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.)
Autor(es): Silva, Kercio Estevam da
Palavras-chave: Biocombustível
Patógenos de sementes
Controle alternativo
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é uma oleaginosa com potencialidade para ser utilizada como fonte de energia limpa. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a potencialidade de extratos de diferentes espécies vegetais para o controle de fungos associados às sementes de pinhão-manso. Para isso, as sementes foram separadas em lotes de 100 e distribuídas nos seguintes tratamentos: T1 = testemunha (água); T2 = extrato de mamona (Ricinus communis L.); T3 = extrato de pitanga (Eugenia uniflora L.); T4 = extrato de goiaba (Psidium guajava L.) e T5 = extrato de melão-de-São-Caetano( Momordica charanthia L.). Para a aplicação dos tratamentos as sementes foram imersas nos extratos vegetais por dez minutos e acondicionadas em placas de Petri (15,0 cm) com três discos de papel umedecidoscom água destilada autoclavada, a25°C no escuro.Apóssete dias de incubação foram avaliados(i) percentual de sementes infestadas e (ii) incidência de fungos nas sementes tratadas. Os dados tiveram distribuição não paramétrica e foram analisados por meio do teste de qui-quadrado de Wald, utilizando-se o software estatístico SAS.Nas sementes de pinhão-manso incidiram os fungos Penicillium,Aspergillus, Dactylella e Paecylomices. Extratos de pitanga e goiaba diminuíram a incidência de Penicillium sp., os demais tratamentos (mamona e melão-de-são-caetano) não tiveram efeito sobre o fungo. Todos os extratos diminuíram a incidência de Paecylomices sp. Não ocorreu diminuição da incidência de Aspergillus spp. nas sementes, ocorrendo o aumento da incidência do gênero. A incidência de Dactylella sp.nas sementes aumentou após o tratamento com o extrato de mamona, sendo que para os demais extratos houve redução. Extratos vegetais influenciaram diferentemente os gêneros de fungos associados às sementes de pinhão-manso, promovendo ou inibindo a incidência fúngica.
Descrição: SILVA, K. E. da. Utilização de extratos vegetais para o controle de patógenos em sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.). 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4263
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - KERCIO_protected.pdfPDF - Kercio Estevam da Silva573.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.