Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4271
Título: Prevalência de infecção do trato urinário em pacientes atendidos no Hospital Universitário Alcides Carneiro no período de janeiro à junho de 2013
Autor(es): Souza, Luciano Francisco de
Palavras-chave: Resistência bacteriana
Infecção urinária
Sistema urinário
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A infecção do trato urinário (ITU) é considerada a segunda infecção mais frequente na clínica médica. A etiologia microbiana das ITU tem-se mantido mais ou menos constante ao longo do tempo, no entanto, os uropatógenos apresentam atualmente algumas alterações no que se refere às resistências aos antimicrobianos. Portanto, a presente pesquisa, com estudo retrospectivo e transversal, verificou a prevalência de infecção do trato urinário e o perfil de suscetibilidade dos uropatógenos, por meio da análise dos resultados dos exames de uroculturas armazenados no livro do setor de microbiologia e na Central de Processamento de Dados (CPD) de pacientes ambulatoriais e hospitalizados atendidos no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande-PB (UFCG) entre Janeiro a Junho de 2013. Das 1468 uroculturas analisadas, 333 (22,7%) apresentaram resultados positivos e dentre estas as enterobactérias com 89,2% foram as mais prevalentes tanto em ITU de origem ambulatorial quanto hospitalar, sendo a Escherichia coli a mais isolada com 77,2% e 54,2% respectivamente. Relativamente ao padrão de suscetibilidade aos antimicrobianos, verificou-se que os isolados bacterianos mostraram maior resistência frente à ampicilina com 82,6% e sulfametoxasoltrimetoprima 66,2% e conclui-se que a amicacina com 96,6%, cefoxitina 85,4%, cefepima 90% e meropenem com 96,5% de sensibilidades são os antimicrobianos mais eficazes frente as enterobactérias examinadas e cefepima com 68,7% e meropenem 100% frente aos isolados de Pseudomonas aeruginosa. Portanto, o estudo da prevalência dos uropatógenos e o estabelecimento do perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos, são aspectos importantes para uma terapêutica adequada e contribui para evitar o surgimento de micro-organismos multirresistentes.
Descrição: SOUZA, L. F. de. Prevalência de infecção do trato urinário em pacientes atendidos no Hospital Universitário Alcides Carneiro no período de janeiro à junho de 2013. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4271
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciano Francisco de Souza.pdfLuciano Francisco de Souza1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.