Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4276
Título: Índice de Massa Corpórea (IMC) como parâmetro de saúde nos discentes de educação física da UEPB
Autor(es): Costa, Andrezza Henriques
Palavras-chave: Educação Física
Índice de Massa Corpórea
Saúde
Sobrepeso
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Este presente trabalho pertence a um estudo do índice de massa corporal (IMC) como parâmetro de Saúde nos discentes da Universidade Estadual da Paraíba do curso de Educação Física, diagnosticando se um indivíduo está com o peso corporal na faixa recomendável, com sobrepeso, obeso ou abaixo do peso, onde se espera contribuir e conscientizar a sociedade em geral sobre o tema, de forma que essa pesquisa provoque uma auto-reflexão. Justificando-se pela relevância da temática, no sentido de constatar no âmbito da comunidade acadêmica o índice de massa corporal dos discentes e compará-los. O objetivo foi efetuar o cálculo do IMC e comparar entre os indivíduos da amostra, acadêmicos do curso de Educação Física da UEPB, no período inicial e final do curso. Empregando a metodologia de pesquisa de campo, qualiquantitativa, com caráter descritivo. A amostra compõe de 60 alunos do curso sendo eles indivíduos do 1º e 8º período do DEF – UEPB, possuindo 37 do sexo masculino (62%) e 23 do sexo feminino (38%). O peso e estatura necessários para o calculo do IMC foram mensurados com uma balança antropométrica de marca Welmy com precisão de 100g. Seguindo a classificação do IMC da tabela de risco de saúde proposta por Nahas (1999). Utilizando a estatística descritiva (média, desvio padrão e percentagem) na efetivação da análise dos dados. Resultou-se em 57% dos discentes pesquisados com classificação na faixa recomendável e 37% dos sujeitos classificados com sobrepeso tendo baixo risco para a saúde. Concluindo que na grande maioria os discentes da amostra analisada estão na faixa recomendável dispondo de saúde e qualidade de vida. Destacando o alto percentual de sujeitos classificados com sobrepeso com baixo risco para a saúde em ambos os grupos no valor de 37%. Observando que como existe um percentual de 62% de homens na pesquisa, possa ser que tenha influência no dado de sobrepeso pelo simples fato de que o homem possui mais massa muscular do que a mulher. Necessitando que se utilizem outros meios antropométricos e métodos laboratoriais evitando equívocos em relação ao excesso de peso e evitando uma avaliação com risco para a saúde. Já que o IMC não é uma ferramenta de diagnóstico final. Demonstrando a importância de cultivar mais o conhecimento sobre o IMC e efetuar mais práticas de atividades físicas durante o decorrer do curso de Educação Física da UEPB.
Descrição: COSTA, A. H. Índice de Massa Corpórea (IMC) como parâmetro de saúde nos discentes de educação física da UEPB. 2010. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4276
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrezza Henriques Costa.pdfAndrezza Henriques Costa1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.