Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4286
Título: Arborização urbana como ferramenta de educação ambiental na Escola Municipal Roberto Simonsen – Campina Grande-PB
Autor(es): Lacet, André Nunes de Oliveira
Palavras-chave: Meio Ambiente
Educação ambiental
Arborização urbana
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Entendemos que a formação da cidadania é um processo contínuo e a longo prazo e que se dá no âmbito global da formação do sujeito auxiliada pela educação, embora não seja esta o único modo de efetivá-la. O indivíduo amplia e aprimora seus conhecimentos, valores, conceitos, visão de mundo e suas relações interpessoais a partir de sua vivência e experiências nas diferentes instituições pelas quais circula no seu contexto diário, sobretudo na família. Partindo dessa afirmativa, podemos dizer que para efetivação da cidadania (compreenda-se aqui cidadania não apenas como exercício de direitos e deveres, mas também como participação social) se faz necessário que o sujeito disponha de informações que poderão ser oferecidas de diferentes maneiras, inclusive pela ciência que através de resultados de suas pesquisas divulgam e difundem ensinamentos que visam ajudar os cidadãos na formulação deus pensamentos. É nessa perspectiva que, lançando mão de uma abordagem qualitativa, realizamos a aplicação de questionários com o intuito de sondar o conhecimento dos alunos acerca do conceito de meio ambiente bem como saber como veem a educação ambiental e os suas impressões em relação a ter e cultivar uma árvore. Durante o desenvolver do projeto realizamos palestras sobre a importância do meio ambiente e orientações sobre a plantação e cultivo de árvores, como culminância distribuímos algumas mudas de cinco espécies de arbustos adquiridas pelo Profº. Dr. Delcio Felismino no viveiro da UEPB, campus II em Lagoa Seca, Paraíba, entre os alunos e professores envolvidos no projeto. Analisando os dados coletados no desenrolar da pesquisa, percebemos os alunos têm um bom desenvolvimento da consciência ambiental, demonstram também ter uma visão aberta em relação ao conceito de meio ambiente e conhecimento sobre os cuidados específicos para a plantação e cultivo uma árvore saudável. Com isso, podemos dizer que o resultado da pesquisa foi satisfatório, superando as nossas expectativas.
Descrição: LACET, A. N. de O. Arborização urbana como ferramenta de educação ambiental na Escola Municipal Roberto Simonsen – Campina Grande-PB. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental )- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4286
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Nunes de Oliveira Lacet.pdfAndré Nunes de Oliveira Lacet1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.