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dc.contributor.authorBarboza, Heitor-
dc.date.accessioned2014-07-11T17:10:06Z-
dc.date.available2014-07-11T17:10:06Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4288-
dc.descriptionBARBOZA, H. Formação profissional do professor de matemática: um estudo com professores da Paraíba. 2013. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa investigar se os professores de Matemática que atuam na rede pública de ensino estão satisfeitos com a formação profissional que tiveram, bem como refletir sobre as características da formação do professor de hoje. Para melhor discutir o posicionamento dos professores de matemática sobre a sua formação, fez-se um levantamento do ensino dessa matéria nos dias atuais, bem como a indicação de algumas características do professor para o século XXI. A base teórica se sustenta em estudos que tratam da formação de professores de Matemática, especificamente quanto as suas experiências obtidas ao lecionar. Trabalhou-se com autores como Fiorentini e Lorenzato; Cunha; Rios; Ghedin; Almeida; Leite e Teixeira. No curso da pesquisa, foi inicialmente desenvolvido o projeto, que serviria de estrutura base para o trabalho; em seguida, com todas as etapas bem definidas, foi elaborado um questionário constituído por 10 questões semi-abertas, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2012 em um encontro a nível estadual, o VII EPBEM (2012) ao qual confluíram muitos professores de Matemática de diversas localidades do Estado da Paraíba. As respostas, quando coletadas, passaram por uma análise individual e coletiva, a partir da qual foi possível perceber alguns fatores da problemática no Ensino de Matemática no que diz respeito à formação do professor, entre outros. A partir dos resultados obtidos e das observações realizadas nas falas dos professores, pode-se concluir que muitos afirmam estar satisfeitos com seu trabalho, entretanto, em decorrência de uma observação mais crítica sobre suas respostas, percebeu-se a existência de uma contradição em suas falas no que diz respeito às dificuldades enfrentadas ao pôr em prática novos métodos de ensino; ao articular o que se aprendeu na universidade com a prática de sala de aula; bem como quanto aos entraves à implementação de materiais didáticos, entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvanio de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleFormação profissional do professor de matemática: um estudo com professores da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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