Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4289
Título: Docência: uma carreira a seguir?: desistência e fracasso escolar do curso de licenciatura plena em Matemática
Autor(es): Silva, Manuela Alves Oliveira
Palavras-chave: Formação docente
Fracasso escolar
Educação matemática
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os fatores que levam discentes do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba a desistirem ou concluírem o curso em maior tempo. Tem-se como participantes do estudo discentes de graduação da instituição de ensino supracitada que ingressaram na mesma no período de 2009.2 e discentes que cursaram o Componente Curricular de Pesquisa em Educação Matemática no período de 2013.1. Tomou-se como referencial teórico autores que retratam a formação do professor de matemática, o início desta formação no Brasil, assim como o que vem ocorrendo nos últimos anos nessa âmbito, tais autores são: Pereira; Ghedin; Almeida; Leite e CURI . O método utilizado foi um estudo de caso, onde elaborou-se um questionário para coleta de dados, contendo oito questões abertas e semiabertas. Tais questionários foram aplicados no decorrer das aulas de Pesquisa em Educação Matemática nos turnos manhã e noite com discentes que foram regulamente matriculados nos períodos supracitados. A análise dos dados deu-se de forma individual visando obter-se a realidade apresentada para os participantes como um todo em cada questionamento. A partir dos resultados encontrados, podese afirmar que os alunos que permanecem na instituição tiveram dificuldades com disciplinas que necessitavam de assuntos matemáticos do ensino fundamental e médio. Destaca-se que fatores de influências para esse resultado podem estar relacionados à falta de disciplinas que não foram oferecidas aos alunos, falta de identificação dos discentes para com a licenciatura, questões financeiras e problemas referentes à falta de didática por parte de alguns professores da instituição. Frente ao exposto demonstra-se que a desistência dos alunos faz parte de uma temática mais ampla, que é a de um fracasso escolar generalizado nos cursos de Licenciatura plena em Matemática.
Descrição: SILVA, M. A. O. Docência: uma carreira a seguir?: desistência e fracasso escolar do curso de licenciatura plena em Matemática. 2013. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4289
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manuela Alves Oliveira Silva Parte 1.pdfManuela Alves Oliveira Silva Parte 15.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Manuela Alves Oliveira Silva Parte 2.pdfManuela Alves Oliveira Silva Parte 25.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Manuela Alves Oliveira Silva Parte 3.pdfManuela Alves Oliveira Silva Parte 32.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.