Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4292
Título: Estratégias em educação ambiental para diferentes atores sociais do município de Cabaceiras-PB: uma contribuição ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos
Autor(es): Farias, Marilena Marques Soares
Palavras-chave: Percepção ambiental
Educação ambiental
Formação de agentes
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A crise ambiental encontra-se no debate mundial, despertando a sociedade para a necessária e urgente reconciliação entre o ser humano e o meio ambiente, segundo os princípios da sustentabilidade socioambiental. Esta crise é resultante da interação do ser humano com o ambiente. Relação fundamentada numa percepção egocêntrica, imediatista, reducionista e centrada no capitalismo. A Educação Ambiental emerge neste contexto, enquanto importante instrumento de mudança, requerendo, no entanto, a formação de diferentes atores sociais para que possam atuar como agentes multiplicadores e consequentemente, promover a melhoria da qualidade de vida para todos(as). O principal objetivo deste presente trabalho foi avaliar as Estratégias de Educação Ambiental aplicadas aos diferentes atores sociais do município de Cabaceiras-PB e suas contribuições ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos. As principais estratégias aplicadas foram: contato com os gestores públicos locais, apresentação do projeto, sensibilização e formação Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental para diferentes atores sociais do município de Cabaceiras-PB; oferecimento de curso para 55 atores sociais (constituído por três fases, cada fase de 20 horas) ministrado por meio de metodologia dinâmica, construtiva, lúdica e prática, fundamentada no modelo MEDICC, proposto por SILVA (2000) e Silva e Leite (2008); elaboração e execução de projetos pelos participantes do curso; realização das oficinas: reciclagem de papel, transformando resíduos em arte, transformando óleo usado em sabão caseiro, compostagem e farmácia; aulas de campo; elaboração de material de divulgação (folhetos) e apresentação dos resultados obtidos a população local e aos gestores públicos. A formação em Educação Ambiental no município de Cabaceiras-PB despertou os participantes para os problemas ambientais locais, motivou novos olhares sobre o meio ambiente local, provocou debates em relação à necessidade da participação social na resolução dos problemas locais, iniciou a discussão a respeito da gestão de resíduos sólidos, principalmente no que diz respeito a seleção na fonte, coleta, transporte, tratamento e destinação final; foram instaladas a compostagem e horta numa escola urbana; a prefeitura municipal contratou uma empresa especializada para tratar os resíduos de serviços de saúde e as seringas, usadas pelos portadores de Diabete mellitus, estão sendo acondicionadas e destinadas corretamente. O processo de formação em Educação Ambiental de diferentes atores sociais em Cabaceiras-PB apontou novos horizontes para o município, vislumbrando um novo cenário com a participação dos atores sociais e gestores públicos municipais contribuindo para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, indicando que por meio deste processo é possível alcançar mudanças e atingir os caminhos da formação de territórios ambientalmente corretos e socialmente justos.
Descrição: FARIAS, M. M. S. Estratégias em educação ambiental para diferentes atores sociais do município de Cabaceiras-PB: uma contribuição ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos. 2014. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4292
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilena Marques Soares Farias.pdfMarilena Marques Soares Farias2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.