Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4302
Título: A dança na Educação Física infantil: reflexões pedagógicas
Autor(es): Rodrigues, Isaías Farias
Palavras-chave: Dança
Educação Física
Educação infantil
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma releitura do relatório final do Projeto de Extensão ‘A dança vai às escolas públicas’ que, por sua vez, teve como objetivo central possibilitar às crianças da Educação Infantil o acesso ao ensino de dança como uma possibilidade expressivo-cultural-educativa importante no processo de formação escolar. Nesse contexto o Projeto atuou na intervenção pedagógica no interior do componente curricular da Educação Física. O público alvo foram crianças entre 04 e 05 anos de idade. No processo da unidade temática foram realizadas 07 (sete) aulas com conteúdos diversificados de dança. Foram aulas de: Xaxado, Baião, Xote, Ciranda, Forró, Boi e Maracatu. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2013, com duração entre os meses de março a setembro. O trabalho ora apresentado objetiva realizar uma releitura da experiência na extensão partindo relatório final 2013 (planos de aula e diários de campo): ‘A dança vai às escolas públicas’, entendendo tal experiência como um dos norteadores que contribuiu para a formação do ensino da dança na educação infantil juntamente com outros espaços de formação do curso na UEPB: o Componente Curricular Dança, vivenciado no mesmo período, no curso de Educação Física. Dessa forma, o estudo aponta ainda alguns destaques que possam ser norteadores para o trato pedagógico da dança na escola. Nesse sentido, como apontamentos para o ensino da dança na educação infantil: 1) O conhecimento prévio deverá sempre ser um desencadeador do ensino da dança; 2) O lúdico, a fantasia e a imaginação são condições existenciais da criança na educação infantil especialmente, por isso o professor deve aproxima-las da dança; 3) A dança está no corpo e é dele e somente nele que a dança existe, portanto que essa percepção do ser corpo seja compartilhada com a criança; 4) As ações avaliativas devem transcender o saber fazer, no sentido performático e de rendimento, e apresentar instrumentos que dêem conta de avaliar a apropriação do conteúdo dança; 5) as metodologias de ensino devem instigar a criança a criar, a explorar diferentes formas e tempos para dançar sozinha e com o outro.
Descrição: RODRIGUES, I. F. A dança na Educação Física infantil: reflexões pedagógicas. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4302
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaías Farias Rodrigues.pdfIsaías Farias Rodrigues429.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.