Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4308
Título: Discutindo saúde e atividade física: uma ação do PIBID na Educação Física
Autor(es): Silva, Aluska da
Palavras-chave: Ensino Médio
PIBID
Atividade física
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID tem como objetivo valorizar o magistério, incentivando os graduandos que optam pela carreira na educação básica. Portanto, este relato tem por objetivo descrever a experiência de uma intervenção pedagógica do PIBID, no ensino médio a partir de uma discussão e reflexão acerca da Saúde e Atividade Física no cotidiano dos estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral – PB. Os planos de aula para a intervenção foram construídos a partir da realidade institucional, buscando aspectos específicos e sistematizados através da observação participativa, registrando os avanços, dificuldades e resultados de cada aula. Essa construção teve como eixo norteador os PCN (2000) e PCN+ (2002), apesar de algumas dificuldades encontradas os trabalhos e propostas do PIBID seguiram de forma objetiva e gradativa obtendo avanços significativos no processo da aprendizagem integral dos educandos. Como também, o auxílio e apoio do Professor Supervisor dentro da escola foi possível estruturar um conhecimento inacabado o que propiciou um amadurecimento acadêmico para os bolsistas/Pibidianos. Portanto, no desenvolvimento do conteúdo Atividade Física e Saúde pudemos concluir que os conteúdos da Educação Física não deve ser reduzida apenas ao cumprimento de exercícios que objetivam a saúde no ambiente escolar, pois a disciplina não se restringea a gestos motores, o professor pode centrar sua prática no confrontamento das informações midiáticas com os conhecimentos propostos na escola estabelecendo uma relação que promova a criticidade do estudante através de propostas diferenciadas que dialoguem com a realidade.
Descrição: SILVA, A. da. Discutindo saúde e atividade física: uma ação do PIBID na Educação Física. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4308
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska da Silva.pdfAluska da Silva1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.