Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4309
Título: Comunicação, uso de mídias e cultura digital: o jornal escolar como ferramenta pedagógica para o PIBID-Educação Física
Autor(es): Gomes, Ricardo da Silva
Palavras-chave: PIBID
Educomunicação
Jornal escolar
Recursos midiáticos
Educação Física
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O presente Estudo teve por objetivo relatar e discutir a possibilidade da utilização dos recursos midiáticos e técnicos tanto para avaliação das aulas quanto à revisão dos conteúdos, e, no incentivo a criticidade dos alunos, através das intervenções do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Este Relato oferece à comunidade acadêmica mais uma ferramenta que pode e deve ser utilizada pela Educação Física para construção de cidadãos mais críticos e reflexivos acerca de suas práticas corporais e do meio em que se inserem. Com isso, a Educação Física oportuniza aos alunos aprofundar seus conhecimentos, deixando que estes encontrem soluções aos problemas enfrentados cotidianamente de forma participativa. Assim, surgiu a ideia de se criar um Jornal Escolar intitulado “SC Jornalismo” (Severino Cabral Jornalismo), que, a partir das atividades realizadas em sala de aula foi composto por duas edições abordando temas gerais, mas buscando enfatizar os temas da Cultura Corporal, sobretudo aqueles ministrados durante o período de intervenção do PIBID nas aulas (Esporte, Jogos Populares, Atividade Física e Saúde, Dança e Ginástica Rítmica), dentre outros temas eleitos como importantes para os discentes. A criação do Jornal Escolar buscou interligar a Educação Física às demais disciplinas escolares em concordância com o Projeto Político Pedagógico da Instituição. Assim, o SC Jornalismo contribuiu para concretizar essas diretrizes ao mesmo tempo em que apresentou aos alunos e demais atores do âmbito da Escola Severino Cabral uma nova possibilidade de se trabalhar os mais diversos conteúdos, a partir do Macrocampo “COMUNICAÇÃO, USO DE MÍDIAS E CULTURA DIGITAL E TECNOLÓGICA”, e refletindo acerca deles através dos preceitos da Educomunicação, a qual é uma vertente da educação que compreende a necessidade de capacitação dos jovens para que tenham uma visão crítica dos meios de comunicação, entendendo a função social, política e cultural da mídia, dinamizando e otimizando, assim, o processo de ensino aprendizagem como se propõe o PIBID.
Descrição: GOMES, R. da S. Comunicação, uso de mídias e cultura digital: o jornal escolar como ferramenta pedagógica para o PIBID-Educação Física. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo da Silva Gomes.pdfRicardo da Silva Gomes1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.