Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Liliane Soares da-
dc.date.accessioned2014-07-15T18:30:21Z-
dc.date.available2014-07-15T18:30:21Z-
dc.date.issued2014-07-15-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4368-
dc.descriptionSILVA, M. L. S. da. Letramento digital na escola: o blog como estratégia pedagógica. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO letramento digital – enquanto ferramenta pedagógica – vem se inserindo cada vez mais no cotidiano das pessoas e também no contexto escolar por meio das tecnologias, a exemplo do computador. Diversas são as alternativas para se incorporar atividades com textos por meio do letramento digital. Este trabalho busca identificar as contribuições geradas por meio de atividades que envolvam o letramento digital, através da criação de um blog destinado às publicações das produções textuais dos alunos. O tipo de pesquisa abordado neste trabalho alia pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e tem caráter qualitativo-interpretativista. Os instrumentos, a observação e aplicação de questionários, com questões mistas (abertas e fechadas). A pesquisa foi apoiada nos estudos de Soares (2010), Lévy (1999), Freire (1996), Dionísio (2011), Moran (1995), Rojo (2012) A criação do blog com finalidades educacionais foi uma realização pioneira na escola, em se tratando de letramento digital. Foi um passo importante que gerou diversas contribuições para o aprendizado, como o despertar para um trabalho que perpasse a esfera escolar; a ênfase no trabalho colaborativo e interativo, e o incentivo à leitura e a busca por produzir mais e com mais qualidade. No entanto, estes pontos qualitativos não atingiram todos os envolvidos. Sendo, portanto, necessário um maior comprometimento no sentido de buscar meios para se fazer concretizar as ações que envolvam o letramento digital no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juarez Nogueira Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleLetramento digital na escola: o blog como estratégia pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Liliane Soares da Silva.pdfMaria Liliane Soares da Silva715.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.