Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4387
Título: Motivação e sentido do trabalho para servidores do poder público judiciário do município de Campina Grande, PB
Autor(es): Oliveira, Ivani Pessoa de
Palavras-chave: Motivação para o trabalho
Sentido do trabalho
Modelo das características do trabalho
Data do documento: 16-Jul-2014
Resumo: O serviço público tem sido frequentemente associado a uma imagem negativa, que macula não apenas os serviços ofertados, mas também os servidores públicos, que são geralmente identificados às dificuldades observadas na prestação dos serviços e percebidos como funcionários que não correspondem ao que se espera deles. Para além da queixa dos cidadãos que necessitam de tais serviços, há também a queixa dos próprios servidores, que enfrentam no seu cotidiano laboral dificuldades que podem resultar em prejuízos tanto para a execução de suas funções quanto na motivação para o trabalho. Desse modo, foi objetivo do presente estudo investigar a motivação e o sentido do trabalho em servidores do Poder Público Judiciário do Estado da Paraíba, lotados na comarca de Campina Grande e que atuam nas dependências do Fórum Afonso Campos. Participaram da presente pesquisa 45 servidores divididos em três grupos, de acordo com o cargo que ocupam: 31 técnicos judiciários, 8 analistas judiciários e 6 auxiliares judiciários. A presente investigação pode ser descrita como quantitativa de levantamento, possuindo natureza descritiva e corte transversal. Na coleta de dados, foram empregados três instrumentos: um questionário para dados sociodemográficos, um questionário sobre sentido do trabalho, especialmente desenvolvido para os fins do presente estudo, e o Job Diagnostic Survey, com o propósito de avaliar a motivação dos participantes. A média dos escores obtidos no QST revelou um sentido do trabalho moderado para os três grupos estudados. Os resultados obtidos no JDS permitiram observar que, em média, os funcionários apresentam elevada motivação intrínseca para o trabalho, entretanto a satisfação geral em relação a este é moderada e o Potencial Motivador do Trabalho (MPS) também moderado. A resposta dos participantes às alterações nas dimensões do trabalho revelou-se elevada, indicando que intervenções sob esta ótica podem ser profícuas. O presente estudo permitiu concluir que a amostra estudada não apresenta desmotivação significativa, todavia os resultados sugerem benefícios decorrentes da implantação de ações direcionadas para o aumento da motivação dos funcionários, particularmente aquelas que envolvem alterações das características do trabalho e incremento do sentido do trabalho.
Descrição: OLIVEIRA, I. P. de. Motivação e sentido do trabalho para servidores do poder público judiciário do município de Campina Grande, PB. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4387
Aparece nas coleções:I - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivani Pessoa de Oliveira.pdfIvani Pessoa de Oliveira2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.