Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/441
Título: Obstáculos com os números inteiros e a calculadora
Autor(es): Silva, Janaína Cardoso da
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Aprendizagem
Discalculia
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Compreender os números inteiros e seus obstáculos com a calculadora tornou-se fundamental para a compreensão da Matemática no Ensino fundamental. Sendo que a realidade da escola ainda é um obstáculo quanto ao uso da máquina como auxiliar do ensino da resolução de problemas com números inteiros. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as operações de multiplicação e divisão na resolução de problemas com Números Inteiros, utilizando a calculadora como recurso didático, e como objetivos específicos ensinar os alunos a utilizar a calculadora básica para a sua exploração nas aulas de Matemática, identificar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas de multiplicação e divisão com Números Inteiros, utilizar a calculadora como mediadora na compreensão da representação dos Números Inteiros. Foi utilizada a metodologia de resolução de problemas para as análises de aulas. A mesma foi feita em uma Escola Estadual, na cidade de Alagoa Nova, na Paraíba e realizada no período de Abril e Maio de 2011. A pesquisa apontou bons resultados quanto ao trabalho do conteúdo dos números inteiros com resolução de problemas e tendo como mediadora a calculadora.
Descrição: SILVA, J. C. da. Obstáculos com os números inteiros e a calculadora. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/441
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Cardoso da Silva.pdfJanaína Cardoso da Silva956.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.